Três em cada dez líderes de TI em Portugal quer expandir geograficamente no próximo ano

Desses, 21% planeiam chegar a uma nova cidade num país onde já estão presentes, 12% pretendem expandir-se para um novo país e 9% para uma nova região, revela a pesquisa anual Global Tech Trends Survey 2022 (GTTS), realizada pela Equinix, Inc.

Três em cada dez líderes de TI em Portugal quer expandir geograficamente no próximo ano

Três em cada dez líderes de TI em Portugal afirmam que a sua organização irá expandir-se geograficamente no próximo ano. Esta é uma das principais conclusões tiradas da pesquisa anual Global Tech Trends Survey 2022 (GTTS), realizada pela Equinix, que revela as estratégias de internacionalização de 2.900 líderes digitais em todo o mundo, incluindo empresas em Portugal.

Segundo o mesmo estudo, a que a IT Insight teve acesso, desses cerca de 30% de líderes de TI em território português, 21% planeiam chegar a uma nova cidade num país onde já estão presentes, 12% pretendem expandir-se para um novo país e 9% para uma nova região.

Os problemas que vão surgindo na cadeia de abastecimento estão a impulsionar uma maior virtualização. Prova disso, são os cerca de 44% dos entrevistados em Portugal que pretendem concretizar a sua expansão por meio de implementações virtuais através da cloud.

Paralelamente, mais de cinco em cada dez entrevistados em território lusitano admitem que a Covid-19 acelerou a transformação digital e 36% confirmam que os seus orçamentos de TI aumentaram dada à pandemia. Neste contexto, faz ainda sobressair o mesmo estudo, 52% dos decisores de TI em Portugal considera importante ter uma conexão direta aos principais cabos submarinos existentes no nosso país.

“Portugal está a assumir-se como um importante hub de conectividade internacional, especialmente por meio de cabos submarinos muito relevantes, que conectam o data center da Equinix em Lisboa a todos os continentes, em especial a África, América e Europa, o que constitui um recurso de elevado valor para todos os negócios digitais baseados no nosso país”, sustenta Carlos Paulino, Managing Director da Equinix em Portugal.

Por fim, e ainda em Portugal, o estudo divulga que 49% dos inquiridos relatam que a sustentabilidade é um dos impulsionadores mais importantes da sua organização atualmente, sendo que 46% das organizações assumem mesmo prosseguir metas baseadas na ciência.

Um pouco por todo o globo, as empresas estão a planear investimentos consideráveis em tecnologias digitais

De acordo com a pesquisa anual GTTS, dos 2.900 tomadores de decisão da área de TI inquiridos ​​globalmente, 72% indicaram que a sua organização planeia expandir-se nos próximos 12 meses, seja para uma nova área metropolitana (31%), para um novo país (33 %), ou para toda uma nova região (38%).

Nesta senda, o estudo salienta que vários fatores foram identificados pelas empresas no que concerne à sua expansão global, com destaque para os desafios colocados à cadeia de abastecimento. Como por exemplo, 59% dos entrevistados afirmaram que os seus negócios sofreram impactos negativos por causa de constrangimentos em termos de abastecimento e 58% especificaram a escassez global de microchips como uma ameaça aos seus negócios.

Neste sentido, 85% dos entrevistados globais (82% em Portugal) confirmaram que uma das suas principais prioridades consiste em melhorar a segurança cibernética. No entanto, as ameaças mais temidas pelos líderes de TI em Portugal são os ciberataques (77%) e as quebras de segurança e a fuga de dados (72%).

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.