Grupo de operadoras europeias estão contra restrição de fabricantes chineses

Um grupo que representa algumas operadoras de telecomunicações na Europa alertou que banir fabricantes chineses da infraestrutura 5G por razões políticas iria aumentar os custos e atrasar a atualização da rede

Grupo de operadoras europeias estão contra restrição de fabricantes chineses

A European Competitive Telecommunications Association (ECTA) denunciou, em comunicado “a restrição de fabricantes 5G chineses por razões geopolíticas” e enfatizou “que estas decisões só podem ser justificadas com base em factos bem estabelecidos”.

De acordo com a Reuters, a ECTA conta com operadoras de telecomunicações alternativas, como a Masmovil, de Espanha, e a Iliad, de França. De realçar que a Huawei, uma das principais visadas na restrição de vendas 5G por parte de fabricantes chineses, também faz parte do conselho da ECTA.

O comunicado lançado pela ECTA foi lançado depois de a França ter imposto restrições aos equipamentos da Huawei. Já este mês, a Orange Belgium e a Proximus foram informadas que têm de trocar os equipamentos Huawei por equipamentos Nokia para a sua rede partilhada de 5G na Bélgica.

Luc Hindryckx, General Director da ECTA, explicou que o comunicado reflete as preocupações dos CEO dos membros da associação de que a adoção de uma abordagem europeia comum estava a levar cada vez mais países a impor restrições aos fabricantes chineses.

A exclusão da Huawei e da ZTE deixa as operadoras com apenas a possibilidade de escolher entre três fornecedores – Nokia, Ericsson e Samsung.

A ECTA acrescenta que “a redução do número de fornecedores globais de cinco para três vai impactar o setor de telecomunicações com o aumento de custos, um impacto negativo na performance, um atraso na implementação de redes 5G e restrições nas potenciais inovações”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.