Google anuncia novo chip de IA baseado em Arm para data centers

A Google revela detalhes da sua nova CPU baseada em Arm para data centers, o Axion

Google anuncia novo chip de IA baseado em Arm para data centers

A Google anunciou o lançamento de uma nova versão dos seus chips de inteligência artificial (IA) para data center. Designada Axion, a unidade de processamento central (CPU) designa-se Axion e é baseada em Advanced RISC Machine (Arm), sendo que a empresa planeia oferecê-la via Google Cloud.

A relevância da iniciativa da Google prende-se com o facto de que as suas unidades de processamento tensor (TPU) são uma das poucas alternativas viáveis aos chips avançados de IA fabricados pela Nvidia, ainda que os developers apenas possam aceder a estas através da Cloud Platform da Google.

O Axion oferece um desempenho 30% melhor do que “chips Arm de uso geral” e 50% melhor do que os chips x86 da geração atual produzidos pela Intel e Advanced Micro Devices, segundo divulga a Reuters.

“Estamos a tornar mais fácil para os clientes trazerem as suas cargas de trabalho existentes para o Arm”, disse Mark Lohmeyer, vice-presidente da Google Cloud e manager geral de infraestrutura de computação e machine learning. “O Axion é construído sobre bases abertas, mas os clientes que usam o Arm em qualquer lugar podem facilmente adotar o Axion sem reprojetar ou reescrever as suas aplicações”.

A Google posiciona-se agora ao lado de operadores de cloud rivais, como a Amazon.com e Microsoft, que já desenvolveram CPU baseadas em Arm como forma de diferenciar os serviços de computação que oferecem. Até agora, a empresa tinha construído outros chips personalizados para o YouTube, IA e os seus smartphones, mas não uma CPU.

De acordo com a subsidiária da Alphabet, o novo chip TPU v5p foi concebido para funcionar em conjuntos de 8.960 chips, podendo atingir o dobro do desempenho bruto da geração anterior de TPU. A Google recorre à refrigeração líquida para garantir que o pod funciona com um desempenho ideal.

O novo chip Axion já está em uso em diversos serviços da Google, como os seus anúncios do YouTube no Google Cloud. A empresa planeia expandir a sua aplicabilidade e disponibilizar tal ao público “ainda este ano”. O TPU v5p está disponível na cloud da Google a partir desta terça-feira.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.