Estudo revela que quase um terço dos portugueses utiliza IA para realizar compras

De acordo com o mesmo estudo, 54% dos consumidores portugueses que utiliza a inteligência artificial para realizar compras afirma que esta tecnologia os inspira na seleção de uma variedade de artigos

Estudo revela que quase um terço dos portugueses utiliza IA para realizar compras

A Adyen apresentou os resultados do “Adyen Index: Retail Report 2025” onde se destaca um aumento em 47% no número de consumidores portugueses que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para realizar compras em Portugal.

Num inquérito realizado a 41 mil consumidores em 28 países, incluindo Portugal, 10% dos portugueses inquiridos afirma ter utilizado a inteligência artificial pela primeira vez nos últimos 12 meses para melhorar a sua experiência de compra, e mais de metade (52%) mostrou-se recetivo à utilização futura desta tecnologia para realizar compras. No entanto, 32% afirma utilizar atualmente a IA para realizar compras. 

A opinião dos consumidores portugueses sobre a sua experiência é positiva, com 54% dos inquiridos a afirmar que a IA os ajuda a inspirarem-se quando compram vestuário, refeições e outros produtos. Apenas 6% afirma obter as melhores ideias para novos produtos quando utiliza a tecnologia. Mais de metade (53%) afirmou querer utilizar a IA para encontrar marcas únicas, uma oportunidade para as marcas apostarem em parcerias e vendas cruzadas para aumentarem as suas vendas.

A utilização da IA no processo de compra está a ganhar popularidade em todas as faixas etárias em Portugal, mas os Baby Boomers (60 aos 78 anos) e a Geração X (44 aos 59 anos) registaram os maiores aumentos nos últimos 12 meses, com crescimentos de 85% e 53%, respetivamente. Ainda assim, apenas 15% dos inquiridos com idade igual ou superior a 60 anos afirma utilizar atualmente a IA para realizar compras [2], comparativamente com 45% da Geração Z (16 aos 27 anos) e 42% dos Millennials (28 aos 43 anos). Por outro lado, mais de metade dos consumidores portugueses (63%) reconhece que os retalhistas podem estar a utilizar a IA para recomendar produtos.

Os consumidores estão a adotar a inteligência artificial a um ritmo sem precedentes, à medida que compreendem como esta tecnologia está a transformar a experiência de compra”, refere Roelant Prins, CCO da Adyen. “É provável que estejamos a entrar numa era em que a inteligência artificial poderá atuar como um estilista pessoal, selecionando roupas alinhadas aos gostos e preferências individuais. As divisões demográficas deste estudo revelam alguns resultados interessantes, sobretudo no que diz respeito à forma como as gerações mais antigas estão a integrar a inteligência artificial nos seus hábitos de consumo”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 55 Maio 2025

IT INSIGHT Nº 55 Maio 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.