De acordo com o mesmo estudo, 54% dos consumidores portugueses que utiliza a inteligência artificial para realizar compras afirma que esta tecnologia os inspira na seleção de uma variedade de artigos
A Adyen apresentou os resultados do “Adyen Index: Retail Report 2025” onde se destaca um aumento em 47% no número de consumidores portugueses que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para realizar compras em Portugal. Num inquérito realizado a 41 mil consumidores em 28 países, incluindo Portugal, 10% dos portugueses inquiridos afirma ter utilizado a inteligência artificial pela primeira vez nos últimos 12 meses para melhorar a sua experiência de compra, e mais de metade (52%) mostrou-se recetivo à utilização futura desta tecnologia para realizar compras. No entanto, 32% afirma utilizar atualmente a IA para realizar compras. A opinião dos consumidores portugueses sobre a sua experiência é positiva, com 54% dos inquiridos a afirmar que a IA os ajuda a inspirarem-se quando compram vestuário, refeições e outros produtos. Apenas 6% afirma obter as melhores ideias para novos produtos quando utiliza a tecnologia. Mais de metade (53%) afirmou querer utilizar a IA para encontrar marcas únicas, uma oportunidade para as marcas apostarem em parcerias e vendas cruzadas para aumentarem as suas vendas. A utilização da IA no processo de compra está a ganhar popularidade em todas as faixas etárias em Portugal, mas os Baby Boomers (60 aos 78 anos) e a Geração X (44 aos 59 anos) registaram os maiores aumentos nos últimos 12 meses, com crescimentos de 85% e 53%, respetivamente. Ainda assim, apenas 15% dos inquiridos com idade igual ou superior a 60 anos afirma utilizar atualmente a IA para realizar compras [2], comparativamente com 45% da Geração Z (16 aos 27 anos) e 42% dos Millennials (28 aos 43 anos). Por outro lado, mais de metade dos consumidores portugueses (63%) reconhece que os retalhistas podem estar a utilizar a IA para recomendar produtos. “Os consumidores estão a adotar a inteligência artificial a um ritmo sem precedentes, à medida que compreendem como esta tecnologia está a transformar a experiência de compra”, refere Roelant Prins, CCO da Adyen. “É provável que estejamos a entrar numa era em que a inteligência artificial poderá atuar como um estilista pessoal, selecionando roupas alinhadas aos gostos e preferências individuais. As divisões demográficas deste estudo revelam alguns resultados interessantes, sobretudo no que diz respeito à forma como as gerações mais antigas estão a integrar a inteligência artificial nos seus hábitos de consumo”. |