Empresas usam mais de mil aplicações, mas só 29% é que estão integradas

Os projetos de TI aumentaram 41% face a 2021, com 69% das organizações a afirmarem estar um passo à frente da transformação digital esperada. Adicionalmente, o custo de não concluir a implementação destes projetos ascende aos 9,5 milhões de dólares

Empresas usam mais de mil aplicações, mas só 29% é que estão integradas

As empresas estão a usar, em média, mais de mil aplicações, mas apenas 29% delas estão integradas.

Esta é a conclusão de um relatório anual – o 'Connectivity Benchmark Report' – divulgado pela MuleSoft e que contou com a participação de mais de 1.050 CIO e decisores de TI.

Com o objetivo de compreender os desafios e oportunidades das empresas no que toca à transformação digital, o relatório revela que as empresas estão a criar experiências conectadas e a colocar mais expectativas nas equipas de TI de forma a concluírem os projetos.

De acordo com os dados apurados, os projetos de TI aumentaram 41% face a 2021, com 69% das empresas a afirmarem estar à frente do progresso de transformação digital esperado.

48% das equipas de TI diz ter concluído todos os projetos em 2021, quando comparado com 44% em 2022. Relativamente à execução dos projetos, mais de metade das organizações considera que a infraestrutura de TI é um obstáculo às alterações a um sistema ou aplicação. Neste caso, o custo de não concluir a implementação dos projetos de transformação digital é de 9,5 milhões de dólares, um valor superior ao de 2021.

Mais aplicações, poucas integrações

As empresas estão agora a recorrer a uma média de 1.061 aplicações diferentes, um aumento de 976 comparativamente ao relatório de 2022. Desse valor, apenas 29% dessas aplicações estão atualmente integradas, com 80% das organizações inquiridas a admitirem que os desafios de integração estão a pesar nos esforços de transformação digital, o que se reflete nos gastos das empresas que, em média, ascendem aos 4,7 milhões de dólares em mão de obra para proceder à integração personalizada. No entanto, e com 47% dos ativos e componentes internos de software das empresas disponíveis para reutilização, existem ainda oportunidades para uma abordagem mais eficiente e económica da integração.

“Muitas organizações continuam a duplicar os seus investimentos em tecnologia para chegarem lá. Mesmo perante o aumento da procura por parte do negócio, as equipas de TI estão a melhorar as suas entregas, com a ajuda de tecnologias inteligentes como a automação”, defende Matt McLarty, CTO da MuleSoft.


A procura pela automação

O caminho para a transformação está a levar as empresas a recorrerem às tecnologias de automação. 72% dos programadores, 65% dos operadores de TI e 49% dos administradores de aplicações estarão entre os principais responsáveis pela automação de processos de negócios. Um terço das empresas planeia mesmo investir em Robotic Process Automation de forma a potenciar o crescimento eficiente, com as funções não técnicas dos negócios a requererem também estes recursos de automação, incluindo áreas de data science, produto, analistas de negócios, suporte ao cliente, finanças, marketing, engenharia e recursos humanos.

Matt McLarty acredita que “a automação irá desempenhar um papel importante no próximo patamar da transformação digital, e é essencial que as empresas tenham os blocos de construção certos. As ferramentas de integração e de gestão de APIs precisam de trabalhar em conjunto para executarem a automação com eficácia”.

Quase todas as organizações inquiridas (99%) revelam que estão a recorrer a APIs para integrarem aplicações e dados. As estratégias de integração completas de APIs estão a tornar-se um padrão nas organizações, com 30% a exigir que os projetos sigam uma estratégia global da empresa. Esta solução contribui assim para obter mais receitas: 38% da receita foi gerada com APIs em 2022, quando comparado com 2021.

No caso dos utilizadores de negócios não técnicos, 68% das organizações garantem ter uma estratégia para capacitarem estes utilizadores a integrarem facilmente aplicações recorrendo a APIs.

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