Empresas não concretizam metade dos projetos de inovação iniciados

Um novo estudo revela que empresas não conseguem concretizar mais de metade dos projetos de inovação que iniciam essencialmente por causa do excesso de projetos e da falta de liderança

Empresas não concretizam metade dos projetos de inovação iniciados

A Oracle lançou um novo estudo que revela que as empresas não conseguem concretizar mais de metade dos projetos de inovação que iniciam. Apesar da ligação evidente entre crescimento e inovação, a falta de processos adequados e de foco está a impedir as empresas de avançarem a bom ritmo nesta matéria.

O estudo, intitulado “Having A Successful Innovation Agenda”, inquiriu mais de cinco mil responsáveis com poder de decisão sobre soluções cloud e software. Os inquiridos representam empresas sediadas em 24 mercados diferentes, com receitas anuais entre mais de um milhão de libras e menos de 500 milhões de libras, e que empregam entre cem a 50 mil trabalhadores.
De acordo com este estudo, um terço das empresas está assoberbada com demasiados projetos de inovação, muitas vezes redundantes entre si. 85% das empresas que apresentam taxas de crescimento acelerado estão a investir em inovação.

Por outro lado, 21% afirma que a ausência de compromisso dos gestores com a inovação é a principal barreira ao seu desenvolvimento e 22% afirma que a falta de processos está a prejudicar a inovação, e 22% considera que o principal entrave é a falta de visão.

O número excessivo de projetos, muitas vezes redundantes entre si, está a atrasar o lançamento das iniciativas de inovação das empresas. Um terço dos inquiridos admitiu que atualmente está totalmente assoberbado com o excesso de projetos de inovação. Isto acontece sobretudo nas empresas que estão a registar os níveis de crescimento mais rápido e forte, com 38% a afirmarem que há demasiadas iniciativas do mesmo género.

Apesar das ambições que as empresas têm no que toca à integração de processos que encorajem a inovação, 22% refere que os worflows ideais ainda não foram implementados. 19% das empresas também afirmou que a falta de tecnologia apropriada está a atrasar os seus esforços de inovação. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.