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Como testar se a sua estratégia de inovação é sustentável?

Cada vez mais clientes nos escolhem quando percebem que as antigas aproximações de trabalhar de dentro para fora se tornaram ineficazes para criarem inovação e vantagem competitiva no mercado

Como testar se a sua estratégia de inovação é sustentável?

Deste modo, temos sido chamados a construir uma ponte entre as equipas de negócio e os seus utilizadores finais e clientes, através de uma metodologia de design centrada no ser humano. Ao entendermos melhor os hábitos, necessidades e aspirações dos clientes, somos capazes de criar soluções que agregam mais valor.

Enquanto Service Designers, frequentemente limitamos a nossa atuação e foco a atender às necessidades dos utilizadores finais, clientes ou principais partes interessadas internas. Até muito recentemente, raramente nos perguntávamos como o processo para chegar a uma nova solução iria afetar o meio ambiente, nem como iria impactar a sociedade em geral.

A razão para normalmente negligenciar estas grandes questões não se prendia apenas com a sua complexidade, mas também porque abordá- -las não resultava num retorno imediato do investimento dos nossos clientes. No entanto, tornou-se claro que não podemos mais dar valor aos sucessos de hoje, apenas através de indicadores de curto prazo (Will you be relevant to future consumers if you stay inside your comfort zone?) , quando o bem-estar do nosso planeta e a saúde das gerações futuras estão em jogo. Tornou-se urgente e premente mudar esta aproximação, sendo necessário medir como os negócios e projetos que criamos servem (ou deixam de servir) a nossa sociedade e o nosso planeta.

Nestes últimos dois anos ajudámos clientes a criar novos modelos de negócio, produtos, serviços e processos centrados em pessoas, mas recentemente, percebemos uma crescente necessidade de foco em inovações que contemplem também sustentabilidade. Esta mudança em direção à responsabilidade social e à sustentabilidade é principalmente resultado de os clientes e consumidores quererem cada vez mais produtos ecológicos e marcas que têm práticas sustentáveis, pressionando as empresas a alterarem as suas prioridades (The Elusive Green Consumer).

Muitos líderes e gestores percebem que ativar um propósito na sua empresa teria realmente um impacto positivo no seu desempenho e reputação (e, consequentemente nos seus resultados financeiros), mas eles não têm as ferramentas para medir e demonstrar o potencial sucesso dos seus esforços à prova de futuro.

Foi para responder a esta necessidade que fundimos o EY CUSTOMER LAB com o EY ECO LAB, criando o modelo EY ECO LIVING, o qual cruza as oito forças de mudança do Consumidor Futuro (FutureConsumer.NOW) com modelos de negócio genuinamente sustentáveis (How an integrated sustainability strategy can help you stand out).

Como vamos viver: a forma como vivemos, onde vivemos, como nos vestimos, que serviços adotamos para o nosso lar (energia, água, etc), refletem um estilo de vida. No modelo Eco- Living, as marcas ouvem as necessidades dos consumidores e posicionam-se como uma extensão dos valores dos consumidores.

Como vamos trabalhar: a forma como trabalhamos, como nos conectamos com os outros, que tecnologias usamos para o trabalho em equipa, são também exemplo de um modelo EcoLiving transversal a todas as áreas da nossa vida.

Como vamos viajar: a forma como são pensados os centros urbanos, as opções de que dispomos para circularmos num mundo globalizado, os meios que usamos no nosso dia a dia são espelho de uma maior consciência face aos problemas ambientais.

Como vamos comprar: a forma como compramos, o formato do que compramos (com ou sem embalagem), a dosagem que escolhemos, as plataformas disponíveis para nos auxiliarem nessas compras, uma maior segurança e privacidade, são também um reflexo do nosso estilo de vida.

Como vamos comer: como procuramos comer melhor, estar mais conscientes dos processos de produção, exigir maior transparência das marcas, é uma forma de “ativismo de consumo”.

Como nos equilibramos: a forma como cuidamos de nós e dos outros, como encontramos um equilíbrio mental e físico na nossa vida, também está ligado a valores sustentáveis.

#TudoSeTransforma, até o seu negócio!

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela EY

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IT INSIGHT Nº 24 Março 2020

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