Como podem os ecossistemas de inovação impulsionar a igualdade de género?

O Fórum Económico Mundial destacou quatro caminhos de como estes espaços podem acelerar a igualdade: acesso igualitário a trabalhos “do futuro”; abordagem inclusiva ao design; acesso igualitário ao capital; e desenvolvimento de parcerias para a inclusão de género

Como podem os ecossistemas de inovação impulsionar a igualdade de género?

O Fórum Económico Mundial lançou recomendações de quatro formas de como os ecossistemas de inovação podem ser inclusivos e fomentar a igualdade de género. Os especialistas indicam que os ecossistemas de inovação são espaços-chave, nos quais as interações entre pessoas, recursos, entidades e infraestrutura levam ao avanço das ideias, processos e tecnologias em todos as áreas. 

Segundo o FEM, com os países a realizarem investimentos crescentes nos seus ecossistemas de inovação, há mais oportunidades para garantir que estes são pontos de partida de soluções para a igualdade de género.

O FEM destaca quatro caminhos a percorrer. Por um lado, e em primeiro lugar, o acesso igualitário a trabalhos “do futuro”. Os especialistas afirmam que as mulheres são mal representadas na força de trabalho de inovação, representando 34% da força de trabalho em ciência e engenharia nos EUA. Aqui, os ecossistemas de inovação podem servir de espaços para aumentar as oportunidades de carreira para mulheres. 

Em segundo lugar, o FEM menciona uma abordagem inclusiva ao design. Produtos, serviços e tecnologias inovadoras devem refletir melhor as preferências e necessidades das comunidades em vez de aprofundarem estereótipos e preconceitos. Tal pode ser concretizado conduzindo investigações com mais diversidade de géneros nos testes ao longo do ciclo de development. 

No terceiro ponto, o FEM destaca o acesso igualitário ao capital, pelo que é frequente as mulheres enfrentarem mais barreiras no acesso a fundos e recursos. Neste sentido, os ecossistemas de inovação podem diminuir a lacuna, colmatando o acesso a produtos e serviços de financiamento adequados ao perfil e às necessidades dos empreendimentos liderados por mulheres, promovendo oportunidades de networking e recursos.

Em quarto lugar, o FEM refere o desenvolvimento de parcerias para a inclusão de género, críticas para um ecossistema de inovação inclusivo, pelo que as principais parcerias podem alavancar recursos, competências, redes e novas fontes de financiamento, assim como proteger a exclusão de vozes críticas para os processos de tomada de decisão.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.