Banco Montepio conta com soluções de inteligência artificial e de automação

Com recurso a soluções IBM Watson AI e Cognitive Process Automation, o Banco Montepio irá reinventar a forma como interage com os seus clientes, através da agente virtual cognitivia, batizada de M.A.R.I.A.

Banco Montepio conta com soluções de inteligência artificial e de automação

A IBM e o Banco Montepio estabeleceram uma parceria para otimizar a experiência dos clientes e colaboradores do Banco, através da implementação de iniciativas de Inteligência Artificial (IA) e de Robotic Process Automation (RPA).

As duas entidades irão colaborar na Transformação Digital, otimização da experiência do cliente e na inovação nos processos e modelo de negócio através de Inteligência Artificial e implementação de tecnologia cognitiva, para acelerar a estratégia de inovação do Banco Montepio.

Ao implementar Inteligência Artificial com API do IBM Watson e iniciativas de Process Automation, este trabalho colaborativo resultou em duas vertentes: Cognitive Bot Service e Cognitive Process Automation.

Estar cada vez mais próximo do cliente e oferecer-lhe um serviço relevante e de qualidade em cada interação é um grande objetivo do Banco Montepio. Por outro lado, garantir que as nossas pessoas se sentem realizadas pelo desafio de um trabalho diário de maior valor acrescentado e pela melhoria da eficiência dos nossos processos é outro grande objetivo. Por isso, decidimos acelerar a nossa Transformação Digital recorrendo à tecnologia da IBM, de modo a melhorar a satisfação dos nossos clientes e das nossas pessoas”, afirma Pedro Leitão, Presidente Executivo do Banco Montepio.

Com a introdução desta tecnologia, em breve, quando um cliente ligar para o Banco Montepio, será atendido pela M.A.R.I.A. (Montepio’s Automated Real-time Interaction Assistant), uma agente virtual com inteligência artificial que visa revolucionar o atendimento ao cliente.

M.A.R.I.A. é uma unidade de resposta de voz que utiliza IBM Watson Assistant for Voice, desenvolvida para ajudar os clientes a integrar facilmente um assistente com inteligência artificial nos sistemas IVR do Contact Center.

M.A.R.I.A. pode participar num diálogo utilizando uma linguagem natural, tendo a capacidade de lidar com vários tópicos simultaneamente, reconhecendo a forma como as pessoas falam e adequando o tipo de resposta. Como resultado, é possível criar conversas virtuais que atendam aos requisitos do cliente sem precisar de recorrer a um operador humano, melhorando a resolução no primeiro contacto.

Treinada com base em conhecimento da indústria e do setor, M.A.R.I.A. está preparada para responder às perguntas mais frequentes e às necessidades dos clientes o mais rápido possível.

Ao disponibilizar um agente virtual como M.A.R.I.A., o Banco Montepio ambiciona uma melhor execução do contacto, permitindo ao cliente uma experiência mais empática, personalizada e de construção gradual de confiança. À medida que a 'arte' do serviço cognitivo melhora, os clientes poderão ganhar ainda mais confiança nos agentes, num ciclo que se reforça progressivamente. Estas capacidades podem ser aprofundadas, designadamente na comercialização de produtos e serviços mais complexos que requerem aconselhamento antes de serem adquiridos.

Os componentes do Cognitive Process Automation (CPA) lidam com processos de negócios automatizados que requerem capacidades de tomada de decisão. O objetivo dessa tecnologia de automação é treinar robôs virtuais para garantir a execução de tarefas sistemáticas, como agendamentos, pesquisas de tarefas, preenchimento de formulários e outros. Isso permite aos colaboradores do Banco Montepio concentrarem-se na realização de atividades mais complexas, reduzindo o erro humano e otimizando o desempenho e a satisfação das suas pessoas.

Estamos muito entusiasmados em colaborar com o Banco Montepio na sua Transformação Digital com a IBM Cognitive Platform. Acreditamos que este projeto, em conjunto com o caráter inovador e transformador da abordagem do Banco Montepio, nos permitirá estar na linha de frente dos serviços bancários, no que diz respeito aos Serviços de Cognitive Process Automation e Cognitive Bot Services. Esta iniciativa possui uma metodologia ágil que nos permite acelerar com rapidez e segurança no caminho da Transformação Digital, tornando o Banco Montepio numa verdadeira empresa cognitiva”, refere José Manuel Paraíso, Presidente da IBM Portugal.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.