Associação Portuguesa de Seguradores procura solução em Blockchain

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) juntou-se à Aliança Portuguesa de Blockchain, com um challenge que procura garantir a harmonização de conceitos no setor de seguros e aumentar a transparência do processo e acelerar o processo de indemnização ao segurado

Associação Portuguesa de Seguradores procura solução em Blockchain

A tecnologia Blockchain pode ser uma ferramenta muito útil e poderosa no sentido da verificação e obtenção de informações essenciais do Registo Predial no contexto da aplicação de seguros multirriscos de imóveis e dos fundos de catástrofe e da adequação dos prémios na subscrição dos riscos patrimoniais.

Através de um novo desafio de inovação promovido pela APS e pela Aliança Portuguesa de Blockchain, procuram-se soluções que garantam a robustez e fiabilidade dos dados disponibilizados pelos diferentes interlocutores e, também, aplicações, ferramentas ou serviços que sejam acionados em caso de catástrofe de forma a ter visibilidade precisa, imediata e total das áreas afetadas, coberturas alocadas e indemnizações a pagar, entre outros. Os interessados a responder a este Challenge terão até ao dia 2 de dezembro para apresentar as suas ideias e propostas.

"A tecnologia Blockchain tem mostrado um grande potencial para repensar os modelos de negócio em várias indústrias e para a indústria seguradora esse potencial pode ser até disruptivo", explica José Galamba de Oliveira, presidente do Conselho de Direção da Associação Portuguesa de Seguradores. "Ao permitir o acesso a dados de forma segura, transparente e controlada,onde e quando necessário, a tecnologia Blockchain alavancada em smart contracts permite melhorar, de forma muito significativa, a eficiência de processos centrais na cadeia de valor da indústria seguradora, como por exemplo a gestão de sinistros. Atenta a este potencial, a APS aderiu à Aliança Portuguesa de Blockchain, e desenvolveu um desafio concreto para ilustrar todo o potencial do Blockchain na indústria seguradora", acrescentou.

Para a APS, esta é uma oportunidade de “ilustrar todo o potencial do Blockchain na indústria seguradora”.

"O setor dos seguros é um dos que já estão a beneficiar da tecnologia Blockchain, existindo já vários exemplos em todo o mundo do que este paradigma pode fazer pela gestão de sinistros", afirma Rui Serapicos, da Aliança Portuguesa de Blockchain. "Assumindo um papel fulcral no setor, a Associação Portuguesa de Seguradores procura desde já estar na linha da frente desta tecnologia e introduzir processos e soluções com base em Blockchain".

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.