Samsung aposta em apoio aos developers

Na Samsung Developer Conference 2019, a tecnológica coreana apresenta um conjunto de ferramentas para habilitar developers a criar soluções integradas através do seu vasto ecossistema conectado

Samsung aposta em apoio aos developers

A Samsung anunciou, no âmbito da Samsung Developer Conference de 2019, a oferta de novas soluções para os developers que lhes permita criar melhores experiências para os consumidores de todo o mundo. 

“Temos a sorte de poder trabalhar com os melhores developers e designers do mundo. Juntos, construímos um ecossistema extenso e seguro de dispositivos e serviços” afirma DJ Koh, Presidente e CEO da Divisão de IT&Mobile Communication na Samsung Eletronics. “Continuamos a ir em direção à nossa visão de inovação ao que se refere a novas experiências móveis que fluem de forma contínua para aonde quer que formos.”

 

Criar oportunidades aos Developers através de plataformas de IA e IoT abertas e escaláveis

Para ajudar os consumidores, a Bixby pode trabalhar em conjunto com os mesmos para que as suas tarefas diárias sejam feitas de forma mais rápida e fácil. Este ano a Samsung lançou o Bixby Marketplace, criando, assim, uma nova forma para os developers disponibilizarem as suas Bixby capsules a milhares de utilizadores. Nos últimos seis meses, a comunidade de developers Bixby dobrou o seu número. O Bixby Marketplace irá expandir gradualmente e permitirá que os developers ofereçam os seus serviços a mais dispositivos Samsung.

De modo a facilitar a criação e desenvolvimento de experiências na sua plataforma de IA e assegurar aos consumidores uma experiência mais intuitiva, a Samsung anunciou novos recursos otimizados no Bixby Developer Studio:

  • Os novos modelos Bixby (Bixby Templates) facilitam a criação de cápsulas (Bixby Capsules) ao usar uma forma pré-existentes, não sendo necessário a começar do zero. 
  • O Bixby View aprimorado permite a construção de cápsulas com a consistência e o design que vão para além dos dispositivos móveis - para televisores, tablets, smart watches
  • Os developers podem, agora, registar as suas cápsulas em Categorias de idioma natural. Quando os utilizadores solicitam ajuda à Bixby relacionada a uma categoria - como rádio, notícias ou navegação - a Bixby sugere uma cápsula que pode ajudar os consumidores a obterem o que precisam com mais rapidez e facilidade, mesmo sem utilizar o seu nome exato.

Cada vez mais os consumidores começam a perceber de que modo os dispositivos e serviços conectados podem facilitar a sua vida. Os developers podem ajustar as suas ofertas de dispositivos e serviços através da plataforma IoT da Samsung, o SmartThings. Os developers e parceiros já proporcionaram experiências conectadas a mais de 45 milhões de utilizadores ativos mensais e espera-se que a plataforma cresça ainda mais com o programa Work as a SmartThings Hub (WASH)  - que permite que parceiros como operadores de rede incorporem o software SmartThings Hub nos seus dispositivos.

 

Para ajudar a criar e integrar dispositivos existentes com a plataforma SmartThings, a Samsung anunciou novos recursos:

  •  As novas Rule API trazem experiências domésticas inteligentes mais automatizadas para refletir rotinas diárias individuais numa ampla variedade de dispositivos SmartThings. 
  • A Samsung irá lançar um programa Beta SmartThings Device SDK no começo de 2020, para permitir que outros fabricantes criem dispositivos compatíveis com SmartThings.

 

A Samsung continua a convidar developers para que participem ativamente no seu ecossistema e apoiem a comunidade com vários programas de incentivo - incluindo o Best of Galaxy Store Award, o Samsung Mobile Design Competition, Bixby DevJam e o Samsung Mobile Security Reward program.

 

Inspirar com novas experiências entre dispositivos

O One UI 2 da Samsung inclui novos recursos que organizam a interface do utilizador - facilitando a interação entre as pessoas e a visualização. Agora, para tornar as experiências do developer e do utilizador consistentes em todos os dispositivos, a Samsung expande o uso da One UI 2 para além dos smartphones, indo para tablets, wearables e o mais recente dispositivo móvel Galaxy Fold.

Com o lançamento do Galaxy Fold, a Samsung projetou uma experiência móvel inédita que é muito mais que um dispositivo móvel dobrável. Juntamente com centenas de developers e parceiros, a Samsung criou um ecossistema dobrável inteiro que continua a crescer e abre novas possibilidades para a experiência com dispositivos móveis. Como prometido na SDC no ano passado, a Samsung continuará a explorar um conjunto de novas possibilidades na categoria dobrável de dispositivos móveis. Na SDC19, a Samsung convidou developers e utilizadores a juntarem-se para explorar novos e emocionantes use cases e experiências do utilizador.

Para oferecer a melhor experiência possível de visualização de televisores, a Samsung também está a investir em tecnologias 8K. Com recurso à IA ScaleNet, tornou possível a transmissão de vídeos 8K em redes recorrendo a capacidades largura de banda inferiores. 

 

A Samsung também anunciou o lançamento de novas ferramentas que permitem a criação de novas experiências para os quase 100 milhões de Smart TVs equipados com Tizen:

  •  O Wits carrega automaticamente um código de edição na TV, para que os developers possam ver as suas atualizações quase imediatamente, reduzindo significativamente o tempo de desenvolvimento.
  • O EasyST facilita a reprodução de conteúdo de teste, porque os developers não necessitem de criar a sua própria aplicação de teste para garantir que o conteúdo seja transmitido conforme o expectável.
  • O TIFA (Tizen Identifier for Advertising) oferece aos consumidores a opção de limitar o tracking de anúncios ou desativar a publicidade.

A Samsung está a disponibilizar o sistema operacional de TV Tizen a produtores de TV de outras marcas pela primeira vez.

 

Segurança completa integrada em todas as soluções e experiências

Tecnologias emergentes, tais como IoT, IA e o 5G estão a trazer novos recursos e oportunidades. Para a Samsung, isto significa fornecer as ferramentas e programas necessários para entregar soluções seguras e confiáveis.

O Secure Development Lifecycle oferece revisões sistemáticas em todas as fases do processo de desenvolvimento. Para tranquilizar os developers e os utilizadores, a Samsung oferece o Knox SDK, que permite a integração de soluções de segurança avançadas nas aplicações e serviços.

Além disso, a Samsung tem vindo a trabalhar com algumas agências governamentais alemãs, especialmente a BSI, no desenvolvimento de um mobile-enabled eID (identificação eletrónica via dispositivos móveis) para serviços digitais, cujo objetivo é dar apoio aos clientes e aos governos, desenvolvendo uma base sólida para serviços de identidade de confiança.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.