Sage disponibiliza sessões de esclarecimento sobre inventário permanente

A Sage, em conjunto com associações comerciais e industriais locais, está a promover sessões de esclarecimento de norte a sul do país, a obrigatoriedade de comunicação dos inventários até 31 de janeiro de 2016, assim como acerca das novas regras que constituem o sistema de inventário permanente.

Sage disponibiliza sessões de esclarecimento sobre inventário permanente
Neste momento as sessões que já se encontram agendadas e irão acontecer em Lisboa, Porto, Torres Vedras, Covilhã, Castelo Branco, Beja, Guimarães e Setúbal. Estas sessões, terão por base o esclarecimento em relação à legislação inventário permanente, que entrou em vigor no dia 1 de janeiro de 2016, configurações inventário permanente, e em relação à importância do controlo stocks (Sage Inventários – contagem e valorização).
 
As sessões contam com o apoio das associações comerciais e industriais locais, no sentido de uma maior proximidade com os empresários através da divulgação e informação de temas de utilidade e relevância na gestão das suas empresas.
 
Mesmo para os empresários com uma agenda mais preenchida, que não têm a possibilidade de estarem presentes numa destas sessões, a Sage promove durante o dia de hoje um webinar onde, através de uma inscrição, os empresários poderão participar, através de um link.

“É uma prioridade para a Sage apoiar os nossos clientes na simplificação das suas operações e em simultâneo assegurar o cumprimento das normas
contabilísticas e fiscais associadas ao inventário permanente”, salienta Ana Teresa Ribeiro, SMB Managing Director da Sage. "Sendo um tema que gera algumas dúvidas, estamos empenhados em esclarecer atempadamente os diversos interessados – empresários, contabilistas e outros -através de sessões online gratuitas e sessões de esclarecimento em conjunto com as Associações Comerciais e Industriais locais de Norte a Sul do país”.

Um dos temas principais destas sessões de esclarecimento é a comunicação de inventário à Autoridade Tributária. Tal como ocorreu em janeiro de 2015, as empresas (pessoas, singulares ou coletivas, que tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português, que disponham de contabilidade organizada e estejam obrigadas à elaboração de inventário) estão obrigadas a fazer comunicação eletrónica de inventários, através de um ficheiro informático até ao dia 31 de janeiro de 2016. Deverão ser comunicadas as quantidades disponíveis em stock de cada artigo, portanto, mercadorias, matérias-primas, subsidiárias e de consumo, produtos acabados e intermédios, subprodutos, desperdícios e refugos, e produtos e trabalhos em curso.

Outro dos temas que será abordado contempla as novas regras do sistema de inventário permanente, que consistem na identificação dos bens quanto à sua natureza, quantidade e custos unitários e globais, por forma a permitir a verificação, a todo o momento, da correspondência entre as contagens físicas e os respetivos registos contabilísticos.

As soluções Sage já estão preparadas para responder a este requisito
contabilístico e fiscal.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.