Redes abertas, resilientes e flexíveis com software-defined networking

A Dell Technologies organizou dia 11 de Maio um webinar exclusivo no qual partilhou a sua visão para as redes empresariais, baseada num modelo de ecossistema aberto que aumenta a flexibilidade, resiliência e segurança com base em software-defined networking

Redes abertas, resilientes e flexíveis com software-defined networking

A Dell Technologies organizou um webinar exclusivo focado nas soluções de software-defined networking, no qual Gonzalo de Antonio, Sales Executive Dell Networking Spain,  partilhou a visão da empresa para as redes empresariais, baseada num modelo de ecossistema aberto que aumenta a flexibilidade, resiliência e segurança, ao mesmo tempo que permite às empresas escolher entre uma ampla gama de aplicações de rede, sistemas operativos e plataformas de hardware inovadores e standard do setor. 

O software-defined networking consiste na separação dos planos de controlo e dados das redes, tradicionalmente contidos em cada switch individual, que teria de ser configurado separadamente, resultando num modelo rígido e pouco eficiente. Num modelo de SDN, todos os switches num determinado ecossistema de rede constituem uma entidade única, controlada centralmente via software, tornando toda a rede programável e abstaindo a infraestrutura física das aplicações e serviços de redes.

Isto traz naturalmente consigo um conjunto de vantagens para o negócio, nomeadamente:

  • Automação - A possibilidade de gerar toda uma rede de switchers como uma entidade única e programável, dispensando a necessidade de configurar cada equipamento individualmente, oferecendo maior agilidade operacional;
  • Simplificação da gestão, com um único point of management;
  • Escalabilidade, flexibilidade e adaptabilidade - A abstração da infraestrutura física permite adaptar a rede às necessidades do negócio;
  • Segmentação e isolamento do tráfego, permitindo atribuir diferentes configurações de segurança a cada aplicação consoante a sua criticidade e isolando riscos de segurança em caso de ataque;
  • Business continuity e disaster recovery - a possibilidade de extender o plano de controlo a múltiplos data centers oferece redundância em caso de falha;
  • Visibilidade de toda a rede, possibilitando a monitorização do funcionamento não só de todos os equipamentos como também dos dados. Isto permite oferecer analítica em tempo real e no passado, e como tal otimizar o funcionamento das redes e agilizar o troubleshooting.

“Em suma, todos estes benefícios oferecem uma redução no OpEx – uma vez que reduzem o tempo que os administradores precisam de dedicar a resolver problemas – permitem acelerar o time to market das aplicações e, no geral, melhorar os KPIs de negócio”, conclui Gonzalo de Antonio.

Outra vantagem do SDN, explica o responsável, é que permite eliminar o vendor lock-in. Ao desagregar o software do hardware, cada equipamento deixa de estar restrito a um sistema operativo compatível, permitindo escolher soluções best-of-breed controladas de forma unificada.

A cisco vai um passo à frente ao introduzir o conceito de open-source networking, no qual as aplicações são conteinerizadas e controladas através de software open source, podendo assim usar diferentes sistemas operativos consoante a aplicação.

Para tall, a Dell oferece um portfólio alargado de SDN, incluindo a plataforma SmartFabric OS10, que permite às organizações a abstração do hardware de networking atraem de um conjunto de APIs, oferecendo compatibilidade entre operações de networking pré-existentes e consistência nos recursos de data center e redes.

Por outro lado, a oferta Enterprise SONiC Distribution by Dell Technologies permite a integração do sistema operativo SONiC, usado em todos os data centers Microsoft Azure, bem como plataformas como o LinkedIn e Alibaba, em ambientes empresariais, que têm naturalmente necessidades diferentes de ambientes hyperscale como os acima mencionados.

Por último, o sistema operativo Pluribus, distribuído pela Dell, permite oferece um tecido de rede aberto, virtualidade e programável adequado a redes de todas as dimensões.

“Em todos estes três casos, ao implementar as soluções de rede a Dell fica encarregue, não só do hardware, como também do software, seja nosso ou de um parceiro,” conclui.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.