A última edição do Mobile Edge’17, que decorreu no dia 12 de outubro no museu das Comunicações, Lisboa, deixou bem clara a necessidade de criação de novas culturas digitais onde a experiência de cliente está mais ágil e a proximidade é realizada através dos dispositivos móveis
O mundo está a evoluir a um ritmo bastante elevado. A tecnologia está automatizar processos, a simplificar a comunicação e a mobilidade, e já não é possível operar nesta nova era digital da mesma forma que se operava no passado. Assim, é fundamental que as empresas comecem a apostar em novos modelos de negócio como forma de acompanhar a disrupção digital. Tal como indicou Kevin Benedict, durante a sua apresentação no evento, a automação e evolução tecnológica trarão inúmeras vantagens, entre estas a possibilidade de eliminar os trabalhos aborrecidos e criar novas oportunidades. No entanto, o palestrante advertiu que a “formação será fundamental” para que esta migração das empresas para a nova era seja bem-sucedida. Kevin Benedict alertou que “não basta investir em tecnologia”, é sim necessário evolver-se toda a força laboral das empresas nos novos processos e facultar-lhes formação sobre os mesmos, para que toda a empresa seja capaz de evoluir em uníssono. As empresas estão a evoluir, mas o consumidor final está um passo à frente. Exigente e informado, o cliente já se está a desmaterializar e não quer ter de recorrer a cartões de saúde para beneficiar de descontos numa clínica ou hospital, nem quer ter a sua habitação repleta de fios e “boxes”, para poder ter visualizar conteúdos multimédia. Com a proliferação dos dispositivos móveis, as pessoas consomem conteúdo em qualquer local e querem ter toda a sua informação centralizada num único dispositivo. Cabe então às empresas irem ao encontro das necessidades dos clientes e proporcionarem-lhes experiências à medida. Hugo Lebre, da Sitecor, foi um dos oradores do evento a salientar a importância da criação de experiências personalizadas para os clientes, admitindo que este é um aspeto “fundamental para as empresas”. Para o palestrante, a gestão de conteúdos é já uma “commodity”, devendo ser o contexto o verdadeiro foco das empresas, uma vez que será através deste que estas serão capazes de fornecer experiências mais personalizadas. A Ageas Seguros é uma das empresas empenhada em proporcionar aos seus clientes uma experiência otimizada: a seguradora desenvolveu uma app que permite aos seus clientes terem um cartão virtual no seu smartphone, e visualizar informações relacionadas com o seu seguro. Deste modo, a Ageas Seguros consegue estar mais próxima dos seus clientes e obter insights sobre as suas preferências, conseguindo facultar-lhes serviços à medida. Durante o Mobile Edge’17 houve ainda espaço para a apresentação de Danny Manu, que apresentou headphones capazes de traduzir em tempo real frases que captam do exterior. Este orador salientou a necessidade das empresas inovarem, sempre com o foco em experiências. |