A IT Insight é Media Partner do Lisbon Data & AI Forum 2023

Lisbon Data & AI Forum: A jornada de IA nas organizações já começou

O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, recebeu o Lisbon Data & AI Forum, evento anual da Noesis dedicado a dados e inteligência artificial, que este ano conta com o apoio da Qlik, da StreamSets, da Cloudera e da Celonis

Lisbon Data & AI Forum: A jornada de IA nas organizações já começou

O Lisbon Data & AI Forum, organizado pela Noesis, voltou a realizar-se, desta vez no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, para, na sua sétima edição, debater o futuro dos dados, da analítica e da Inteligência Artificial (IA). A IT Insight é Media Partner do evento.

O primeiro keynote do evento contou com Luís Gonçalves, Data Analytics & AI Director da Noesis, que abordou o futuro dos dados e da IA. Luís Gonçalves começou por relembrar que a IA começou nos anos 50 do século XX. Ao longo dos anos, a tecnologia foi evoluindo, mas “não existia capacidade computacional” para acompanhar o que a IA necessitava. Chegada a década de 2020, dá-se a explosão da IA.

Nos últimos anos, o interesse por IA cresceu bastante, principalmente por causa do ChatGPT. “Quando falamos de explosão da inteligência artificial, é mesmo uma explosão”, refere Luís Gonçalves.

O que se desejaria é que a IA já tivesse alterado os diferentes setores. No entanto, atualmente, a IA é uma estratégia “nice to have”. Há resistência para perceber os ganhos das tecnologias e demoram demasiado tempo para implementar um projeto piloto que, na altura em que é aplicado, pode já estar desatualizado.

Assim, as soluções de IA vão aumentar a complexidade técnica e das arquiteturas e a tecnologia precisa de mais dados e mais recursos. Idealmente, ressalva Luís Gonçalves, a IA seria o gatilho para reduzir os silos de dados e criar uma cultura data-driven, para além de ajudar em todos os processos de automação de dados.

Do ponto de vista das pessoas, o conceito de IA indica que a tecnologia devia ser a resposta aos desafios habituais de um negócio e alterar o trabalho dos colaboradores, onde iriam pensar mais e fazer menos. No entanto, a complexidade é tanta que leva a que o trabalho por causa da IA – para a colocar a funcionar corretamente – seja maior. 

Para Luís Gonçalves, há quatro desafios na implementação de IA nas organizações: qualidade e disponibilidade dos dados; integração com sistemas existentes; incerteza dos custos e do ROI; e shortage de talento e skill gap.

Na integração de IA nas organizações, o processo atual inicia-se por um desafio de negócio, onde o IT vai ver se tem dados disponíveis e se estes são bons ou maus, e fazer a análise de negócio na expectativa de retirar bons insights para o desafio apresentado. Idealmente, diz Luís Gonçalves, o processo seria aumentado pela IA, onde o desafio de negócio seria apresentado por IA e onde os insights seriam AI-driven.

A jornada precisa de começar com um assessment para avaliar a infraestrutura existente, as capacidades de dados e as competências das equipas. Depois, é preciso definir a estratégia de IA e como a tecnologia vai contribuir para os objetivos propostos. É preciso, também, ganhar apoio da liderança de topo e, por fim, recolher e preparar dados de grande qualidade. Assim, haverá uma implementação de IA através das organizações para endereçar os desafios, enquanto se expande e continua a refinar os processos.

A IT Insight é Media Partner do Lisbon Data & AI Forum 2023.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.