Insights 2018 prepara-se para debater impacto da Data Science nos negócios

Nos dias 6 e 7 de setembro, a Reitoria da Universidade Nova de Lisboa recebe o Insights 2018, um evento promovido pela Data Science Portuguese Association (DSPA)

Insights 2018 prepara-se para debater impacto da Data Science nos negócios

A Data Science Portuguese Association (DSPA) acredita no potencial no Data Science para a economia do país e, por isso, a recém-chegada associação, decidiu elevar o tom da discussão em torno deste tema e dedicar dois dias inteiros à ciência dos dados.

“A ideia de organizar um evento/Conferência Internacional assenta na intenção clara de afirmar um posicionamento forte da DSPA no mercado e sociedade portuguesa, mas também fora de portas, atuando como uma organização que visa o empowerment do Data Science para benefício de todos os seus stakeholders – que somos todos nós”, explica à IT Insight Guilherme Ramos Pereira, diretor executivo da DSPA.

A DSPA acredita que é através de um modelo interdisciplinar de partilha de conhecimentos que se retiram os insights mais valiosos e, por isso, decidiu desenhar um programa transversal onde serão explorados vários temas. No leque de oradores  confirmados, encontram-se Cortnei Abercrombie, fundadora da plataforma AI Truth,  e Soares de Andrade Jr., professor no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, investigador nas áreas de Sistemas Complexos, Física Estatística e Computacional, Teoria da Percolação, Fractais, entre outras áreas.

“Não queremos conhecer ‘teoria’, mas sim a experiência concreta de quem desenvolve ou aplica, ou introduz, soluções de data science na sociedade e na economia”, afirma Guilherme Ramos Pereira. “Queremos perceber quais os receios e oportunidades percecionados pela liderança das grandes empresas; aprender com projetos que efetivamente impactaram as pessoas e a sociedade, transformando-as ‘á boleia’ da eficácia e impacto dos mesmos; queremos conhecer como afeta, positivamente, o data science em áreas ou setores nos que tipicamente não pensaríamos que o data science fosse a força motriz da sua evolução; entre vários outros exemplos, esperando que no final do evento todos os participantes sintam que compreenderam verdadeiramente a transversalidade e, insisto, o impacto do Data Science nas suas vidas, na sua sociedade e na sua economia”, enaltece.

Além do Insights 2018, o primeiro grande evento da recém-criada associação, a DSPA tem em vista mais iniciativas de promoção de data Science no país. “Temos já várias iniciativas em curso, e outras planeadas, tais como a aproximação à Academia e às empresas de todo o tipo de setores de atividade, com as quais queremos definir temas e áreas de trabalho específico”, refere o diretor executivo da DSPA. A associação tem ainda planeada a "criação de um cluster de Data Science e colaboração e participação em diversas iniciativas e eventos de terceiros”.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.