INSIGHTS 2018 traz a Lisboa os maiores especialistas em data science e inteligência artificial

A primeira conferência internacional da Data Science Portuguese Association (DSPA) vai debater o futuro dos dados e da inteligência artificial e a forma como estão a mudar a economia e a sociedade, num evento que terá a participação de personalidades nacionais e internacionais de referência nestas áreas.

INSIGHTS 2018 traz a Lisboa os maiores especialistas em data science e inteligência artificial

O INSIGHTS 2018 decorrerá na reitoria da Universidade Nova de Lisboa, nos dias 6 e 7 setembro. O evento apresentará a Data Science Portuguese Association (DSPA) enquanto plataforma para um movimento concertado no domínio da data science e dará a conhecer a tecnologia mais inovadora e disruptiva nas áreas da data science e inteligência artificial (IA), com partilha de exemplos práticos e debate sobre os principais desafios, oportunidades e preocupações dos diversos stakeholders do setor nestes domínios.

O INSIGHTS 2018 terá diversas sessões temáticas: casos empresariais de sucesso com recurso a disciplinas da data science, palestras técnicas, um debate sobre o futuro da IA, o foco nas startups, scaleups e unicórnios em domínios da data science, um debate sobre a importância da data science na transformação e organização das cidades e, ainda, um debate sobre a questão premente ‘Serão os Data Scientists os futuros CEOs?’.

No leque dos oradores convidados já confirmados, destacam-se Cortnei Abercrombie, fundadora da plataforma "AI Truth", que se dedica ao empowerment das pessoas com vista ao melhor entendimento, envolvimento e ação em domínios da inteligência artificial, e o Prof. Soares de Andrade Jr., professor no departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, investigador nas áreas de Sistemas Complexos, Física Estatística e Computacional, Teoria da Percolação, Fractais, entre várias outras.

Mais oradores nacionais e internacionais serão apresentados pela DSPA ao longo das próximas semanas.

O evento destina-se a todos os interessados em data science, desde estudantes de áreas de ensino que se ‘cruzem’ com Data Science (matemática, estatística, física, engenharia, mas também gestão, administração, finanças, entre outras), até profissionais do setor, entidades públicas, empresas prestadoras de serviços e soluções, e empresas de diversos setores de atividade com áreas de negócio em analytics, IA e machine learning.

Fernando Matos, presidente da direção da DSPA, sublinha que a ciência dos dados, ou data science, "assume um papel cada vez mais relevante na transformação das pessoas, da sociedade e da economia" e que o desenvolvimento tecnológico tem originado um maior volume de dados gerados "a todos os níveis e em todas as áreas", a par de "um aumento exponencial da capacidade computacional dos dados que vão sendo gerados". É "o valor do cruzamento de ambos", sublinha, "que tem permitido o reconhecimento crescente da relevância da data science, e é esta, pela sua criticidade e impacto em diversos domínios, que debateremos nesta nossa primeira Conferência Internacional, que terá uma periodicidade anual".

 

A IT Insight é media partner do evento e como tal assegurará uma ampla cobertura pré e pós-evento, com acesso a conteúdos exclusivos.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.