Gartner Simpósio/ITxpo 2015

Gartner aponta como a liderança pode levar a revolução digital ao núcleo de cada empresa

Líderes devem compreender as forças que conduzem à digitalização de produtos e serviços e os níveis de liderança vitais para levarem o digital ao cerne da sua atuação.

Gartner aponta como a liderança pode levar a revolução digital ao núcleo de cada empresa

No livro “Digital To The Core”, lançado em Outubro, e apresentado no Gartner Symposium/ITxpo 2015, que decorreu de 8 a 12 de novembro, em Barcelona, Mark Raskino, vice presidente e analista da Gartner, e Graham Waller, vice-presidente de pesquisa da Gartner, explicam como um líder pode reorganizar a sua indústria, remodelar a sua organização, e recriar-se a si mesmo. Para analisar a fundo os segredos dos líderes digitais da atualidade, os autores suplementam a vasta base de pesquisa e resultados da anual executive survey da Gartner com mais de 30 entrevistas a CIOs, CEOs, CDOs, e outros cargos executivos

“Podemos verificar três forças críticas a atuar sobre uma organização a partir do exterior, infiltrando-se até ao seu cerne”, diz Raskino.

“À primeira chamamos ‘Revolução da Resolução,’ onde os sensores em objetos desde carros a raquetes de ténis irão ver o mundo à sua volta em maior detalhe que nunca, revelando coisas que nós nunca conseguiríamos ver ou controlar.
A segunda, ‘Incerteza de Variáveis’, compele líderes a testar os limites da fronteira digital  de forma a desencadear pontos críticos regulatórios, culturais e tecnológicos. Finalmente, a terceira força disruptiva, ‘Esbatimento de Fronteiras,’ força as empresas a fundirem-se e adaptarem-se umas às outras".

  1. "Revolução da Resolução": o efeito de ser capaz de ver e sentir o que está a acontecer nos mundos tanto físico como digital em cada vez maior fidelidade e detalhe, compreendendo e controlando com maior precisão objetos, eventos e resultados
  2. "Incerteza de Variáveis": Os complexos efeitos combinados das mudanças a nível digital que causam alterações em mentalidades, estruturas, e práticas com as quais líderes vieram até agora a contar. As principais incertezas verificam-se ao nível de três áreas: tecnologia, cultura e regulação.
  3. "Esbatimento de Limites": A fusão dos mundos digital e físico, levando a alterações nos produtos principais, proposições, e possibilidades para as indústrias como as conhecemos. Isto produz um efeito em cadeia ao nível de ecossistemas, organizações, pessoas e objetos.

“Não existem estratégias lineares para lidar com a natureza multidimensional da mudança digital. Mesmo o líder mais perspicaz se pode desorientar à medida que as transformações se acumulam, levando a uma incerteza quase total” afirma Waller.

“Dentro do contexto destas três forças disruptivas, o que há a fazer é tomar o compromisso de liderar a nível da indústria, a nível da organização, e a nível pessoal.”
 

Não liderar competentemente a estes três níveis irá levar a uma liderança fraca e temporária:

  • Reorganize a sua empresa: como deve a sua perspectiva mudar e que paradigmas fundamentais na sua indústria deve repensar?
  • Remodele a sua organização: no que é que a sua organização se deve tornar e como irá redefinir a sua empresa?
  • Reinvente-se a si mesmo: o que é que precisa de ser e como se dever recriar para suceder como líder na era digital?

"O digital já não um "elemento do coro"; moveu-se para o centro do palco para se tornar parte do ato principal,”  afirma Raskino. “Para sair do coro irá necessitar de reorganizar a sua empresa, ou ajustar-se rapidamente a uma indústria reorganizada, possivelmente várias vezes, à medida que vários atores testam e transgridem as fronteiras esbatidas. Irá necessitar de remodelar a sua organização de forma a esta poder criar e servir os novos padrões de valor exigidos pelos clientes num mundo digital. Irá necessitar de se reinventar a si próprio como líder, assumindo novas capacidades e novos papéis, e de estar preparado para envolver novos tipos de profissionais e aplicar novas ferramentas de pensamento. Juntas, estas três forças digitais e três níveis de liderança criam o framework para levarem o digital ao núcleo do seu negócio e estilo de liderança.”

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.