FISTA: “A chave desta década é a cibersegurança”

O FISTA, um dos maiores eventos tecnológicos de Portugal, decorre nos dias 4 e 5 de março no Iscte. A sétima edição deste evento tem como tema principal a cibersegurança

FISTA: “A chave desta década é a cibersegurança”

O tema cibersegurança vai estar no centro da sétima edição do FISTA - Forum of Iscte School of Technology and Architecture, naquela que é a segunda maior feira de tecnologia do país, logo após a Web Summit.

Empresas como a Deloitte, a Avanade, a Novabase, a Rumos, a Everys, a Hays, a Altice, a do IT Lean, a KPMG, a Diconium, a Warpcom, a OBO Bettermann, a VTXRM e a Freiheit, vão marcar presença nesta feira que acontece nos dias 4 e 5 de março, no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.

A chave desta década é a cibersegurança. As empresas precisam de priorizar a defesa dos seus sistemas informáticos, que se tornaram mais vulneráveis devido à grande aceleração da transformação digital”, afirma Carlos Sá da Costa, diretor da Escola de Tecnologias e Arquitetura do Iscte. “Todos os setores da sociedade, desde a economia à saúde, vão sofrer com as alterações tecnológicas a curto prazo. A proteção de dados, do hardware e do software são alguns dos desafios que as empresas terão de ter em conta”.

O FISTA pretende aproximar os estudantes da realidade empresarial ao partilhar experiências tecnológicas e de arquitetura e dar a conhecer os desafios das organizações. À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a organização desta edição é composta por estudantes da Escola de Tecnologias e Arquitetura do Iscte.

Para além do tema da cibersegurança, as empresas presentes vão também mostrar os seus principais projetos em Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial em apresentações num formato rápido de 10 minutos.

A apetência das empresas – incluindo multinacionais – para fazerem contratações no FISTA é muito conhecida, uma vez que os cursos tecnológicos do Iscte são dos mais procurados para fazer recrutamentos”, afirma o professor Carlos Sá da Costa, baseando-se nas altas taxas de empregabilidade dos cursos da Escola de Tecnologia e Arquitetura. Cerca de 97% dos estudantes são contratados e, grande parte deles, por empresas que se fizeram representar no FISTA em edições anteriores.

Ao longo de dois dias, o FISTA 20 vai ter apresentações rápidas dos projetos inovadores, pontuados por conferências realizadas no Grande Auditório do Iscte nas áreas da tecnologia e arquitetura.

Entre os keynote speakers estarão presentes Susana Lopes, Product Management Leader e João Trindade, Senior Software Engineer da Onfido, que irão falar sobre a verificação online da identidade das pessoas através de algoritmos de inteligência artificial criados pela empresa. Já Sérgio Pereira, CEO da Kapten, fará uma apresentação sobre a plataforma desenvolvida pela empresa para TVDE. O arquiteto espanhol Fran Silvestre, um dos grandes nomes mundiais da arquitetura contemporânea, e o arquiteto português João Mendes Ribeiro irão partilhar a sua experiência profissional e os mais recentes projetos que têm em curso.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.