Preview

“A Transformação Digital é uma oportunidade ímpar para as organizações tradicionais”

O IDC Directions volta ao Centro de Congressos do Estoril para abordar os principais temas da transformação digital e do seu impacto nas organizações mundiais. Gabriel Coimbra, Group Vice President & Country Manager da IDC, faz a antevisão da edição de 2019 do Directions

“A Transformação Digital é uma oportunidade ímpar para as organizações tradicionais”

O que é uma empresa nativa digital?

Define-se como Empresa Nativa Digital qualquer empresa capaz de dimensionar as suas operações e inovar a um ritmo bastante superior aos negócios tradicionais, e não são apenas as startups, que nasceram nos últimos anos e que têm uma forte componente digital. As Empresas Nativas Digitais estão altamente centradas nas necessidades dos seus clientes e têm uma força de trabalho capaz de reconhecer e aceitar riscos, à medida que procuram inovar continuamente.

Neste contexto, a Informação e a Tecnologia são entendidas como vantagens competitivas, tornando as operações mais eficientes, criando novas fontes de receita e fidelizando clientes. Uma Empresa Nativa Digital adota uma abordagem "de fora para dentro", alavancando o seu ecossistema de partes interessadas para evoluir dinamicamente as suas ofertas e até mesmo o seu modelo de negócios.

De que maneira é que a Transformação Digital está a impactar as empresas em todo o mundo, e em particular as empresas portuguesas?

A Transformação Digital representa uma oportunidade ímpar para as organizações tradicionais realizarem mudanças significativas nos seus negócios e operações e se manterem competitivas face às novas empresas e startups que nasceram nos últimos dez anos.

Para que uma empresa tenha sucesso na sua Transformação Digital, é necessário que tenha em consideração a adoção das tecnologias da 3.ª plataforma (cloud, mobilidade, social e big data) e dos Aceleradores de Inovação (IoT, robótica, inteligência artificial, blockchain, entre outras). Para além disso, as empresas precisam de definir claramente as suas missões, estabelecer prioridades estratégicas e identificar recursos e investimentos que possam criar resultados de Transformação Digital bem-sucedidos. Adicionalmente, a definição de objetivos concretos é um fator crítico de êxito, bem como a identificação de métricas de sucesso que permitam medir o desempenho em relação a esses objetivos.

Quais são as grandes novidades do Directions deste ano?

Para além de novos oradores e um painel dedicado à inovação, o Directions contará com algumas novidades nesta 22.ª edição, como um programa intensivo de três dias para Executivos que pretendam desenvolver um “RoadMap de Transformação Digital”, realizado em parceria com a Nova SBE no campus de Carcavelos. Também teremos um Datathon em parceria com a MicroStrategy, a correr durante o Directions. Em termos práticos é um hackathon específico para soluções de analytics.

Que temas vão ser abordados no IDC Directions 2019?

Serão abordados todos os temas relacionados com a 3.ª Plataforma Tecnológica e os Aceleradores de Inovação. Especificamente, o IDC Directions 2019 irá analisar como estas tecnologias irão afetar a cultura ou liderança, os clientes, a inteligência, as operações e o trabalho.

Quem serão os oradores do IDC Directions 2019?

A edição deste ano traz um conjunto sem paralelo de oradores de excelência que irão apresentar em primeira mão dados da evolução do mercado, casos de estudo e perspetivas sobre o impacto e modelos de transformação digital das organizações. Isto implica a aplicação de novas tecnologias para a radical transformação dos processos, experiências do cliente, e da proposta de valor.

O Directions 2019 irá ainda estrear um novo tema, trazendo um tópico de grande atualidade, apresentado por Heath Slawner. A sua sessão irá basear-se no bestseller de gestão 'Start with Why' de Simon Sinek, e abordar a forma como as organizações devem trabalhar para identificar a fundamentação da sua transformação digital. Os oradores incluem ainda o Vice-Presidente de Pesquisa e Transformação digital da IDC, Serge Findling, e professores das melhores escolas de gestão em Portugal: David Patient (Católica-Lisbon), Rui Coutinho (Porto Bussiness School) e João Castro (Nova SBE).

A IT Insight é Media Partner do IDC Directions 2019

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.