Volkswagen testa estacionamento autónomo

As marcas Audi e Volkswagen estão atualmente a testar o estacionamento autónomo no aeroporto de Hamburgo, para implementação em veículos de produção em série a partir de 2020

Volkswagen testa estacionamento autónomo

A experiência de estacionamento autónomo do grupo Volkswagen começa logo a partir de casa dos utilizadores: estes podem reservar um espaço de estacionamento no aeroporto de Hamburgo através de uma app, sendo que à chegada ao aeroporto basta simplesmente deixarem o carro na entrada do estacionamento. Tudo o resto é realizado automaticamente: o veículo procura um espaço de estacionamento gratuito – se necessário, numa estação de carregamento elétrico –, com base num mapa do estacionamento. Está previsto que este sistema esteja disponível para os primeiros clientes em vários andares de estacionamentos selecionados, a partir do início da próxima década.

A orientação é fornecida aos veículos por marcadores pictóricos instalados no parque de estacionamento, uma abordagem que pode ser usada em praticamente qualquer estacionamento. Enquanto o dono do veículo estiver ausente, as encomendas que ele espera são entregues no porta-bagagens do veículo e o serviço de lavandaria realiza a entrega das roupas diretamente no veículo. Ao regressar, o condutor envia uma breve mensagem através da app e, pouco tempo depois, o veículo está pronto para ser conduzido para casa, encontrando-se parado na saída do parque.

A faturação é rápida e sem filas na máquina de pagamento, efetuando-se também através da aplicação. Essa integração de serviços focados no utilizador está a apontar o caminho para o futuro da mobilidade. A cooperação neste projeto é igualmente de definição de tendências.

“O projeto-piloto de estacionamento autónomo noaeroporto de Hamburgo  faz parte da parceria estratégica de mobilidadeentre o Grupo Volkswagen e a cidade de Hamburgo. O objetivo comum
é expandir Hamburgo como uma cidade modelo para a mobilidadeurbana do futuro”
, afirma Johann Jungwirth, diretor do Departamento Digital do Grupo Volkswagen.

 

Segurança no topo das prioridades

O Grupo Volkswagen irá expandir o estacionamento autónomo em etapas, com prioridade máxima na segurança. Página 3 de 4 No. 8/2018 Na primeira fase, será possível utilizar o estacionamento autónomo em parques de estacionamento com vários andares, num fluxo de tráfego exclusivo, ou seja, em áreas separadas do parque de estacionamento, inacessíveis às pessoas.

A próxima etapa será a operação em tráfego misto, ou seja, veículos estacionados e movimentados de forma autónoma nas mesmas áreas do estacionamento, como carros com condutores. Os veículos com a função de estacionamento autónomo serão todos equipados com um sistema de reconhecimento de ambientes ativos. Como tal, serão capazes de reconhecer objetos e reagir de acordo, seja contornando-os, travando ou imobilizando-se completamente. Para isso, os veículos são equipados com um conjunto de sensores, incluindo, por exemplo, ultrassons, radares e câmaras. Os dados são processados numa unidade de controlo central localizada no veículo.

Para o Grupo, este projeto representa uma aposta na mobilidade do futuro, onde novas soluções de mobilidade irão emergir e alterar o papel tradicional do construtor automóvel, puramente orientado para a vertente da engenharia.

“O nosso objetivo é criar veículos autónomos que facilitem a mobilidade para todos, e que possibilitem às pessoas mais tempo e qualidade de vida, além de melhorar muito a segurança nas estradas. O estacionamentoautónomo é um marco no caminho para atingir essa meta”, comenta Johann Jungwirth.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 14 Julho 2018

IT INSIGHT Nº 14 Julho 2018

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.