Solução gratuita de IA está a ajudar cientistas na investigação da COVID-19

A SAS lançou uma solução gratuita de IA que ajuda os investigadores a identificar rapidamente as descobertas relevantes da COVID-19 e, assim, apoiar novos tratamentos e estratégias promissoras

Solução gratuita de IA está a ajudar cientistas na investigação da COVID-19

Globalmente, milhares de cientistas estão a trabalhar de forma incansável nos esforços de mitigação da COVID-19, incluindo a pesquisa de novos tratamentos e uma vacina. Neste contexto o SAS lançou um recurso para apoiar os investigadores: COVID-19 Scientific Literature Search and Text Analysis. Trata-se de uma solução gratuita de análise de texto que usa Inteligência Artificial (IA) e  machine learning para pesquisar rapidamente entre dezenas de milhares de artigos científicos sobre a COVID-19 e assim fornecer respostas que podem ajudar a salvar vidas.

Os principais grupos de investigação reuniram e divulgaram mais de 50 mil artigos de investigação científica em texto corrido sobre a COVID-19 e outros Coronavírus através da COVID-19 Open Research Dataset (CORD-19). Os artigos incluem estudos sobre a eficácia dos tratamentos, desenvolvimento de vacinas, esforços de mitigação, análise genética, impacto económico e muito mais. Com tanta literatura científica disponível, é impraticável - se não mesmo impossível - analisar tudo isto manualmente.

"Na verdade, a mineração de textos não estruturados a partir de literatura científica requer equipas de pessoas, com conhecimento especializado no assunto, e uma quantidade substancial de tempo para categorizar e determinar efetivamente a sua relevância", disse Mark R. Cullen, MD, Professor de Medicina da Universidade de Stanford e Presidente do COVID-19 Research Database Scientific Steering Committee.

Com base em IA, processamento de linguagem natural, regras linguísticas e técnicas sofisticadas de modelagem, o ambiente do SAS COVID-19 Scientific Literature Search and Text Analysis permite uma extração rápida e inteligente do texto e dados numéricos relevantes. O ambiente gratuito e disponível ao público visa ligar, de forma rápida e eficiente, a comunidade global de investigação com a literatura científica mais relevante através do seu sistema auto-orientado baseado na cloud.

O SAS apresentou uma solução que agiliza este processo e permite que investigadores de todo o mundo apoiem os seus esforços relacionados com a COVID-19, tais como compreender a eficácia dos tratamentos ou perceber melhor as variáveis genéticas nas mutações da COVID-19", disse Cullen.

Com o novo ambiente de análise de texto visual do SAS, os utilizadores podem explorar interativamente investigações relevantes sobre tópicos do Coronavírus, como o período de incubação, variações genéticas, avaliação de riscos e muito mais. Podem também visualizar palavras-chave extraídas e dados quantitativos resumidos, identificar rapidamente cocitações e a autoria dos trabalhos através da visualização de análise de rede e procura de termos-chave em texto livre.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.