Sem fabricantes chineses, 5G na Europa custa mais 55 mil milhões

São 62 mil milhões de dólares, o equivalente a 55 mil milhões de euros, que acrescem aos custos previstos para aplicação do 5G, caso os europeus bloqueiem a entrada de tecnologia chinesa. O atraso na implementação também cresce um ano e meio

Sem fabricantes chineses, 5G na Europa custa mais 55 mil milhões

Uma análise da Reuters conclui que os custos relacionados com o ‘ban’ à China podem ser pesados para a Europa, em termos financeiros e de atraso na implementação, no que diz respeito à tecnologia 5G.

55 mil milhões de euros e 18 meses de atraso são as consequências identificadas pela Reuters, para o caso de a Europa seguir os passos dos Estados Unidos e ordenar o bloqueio de compras às tecnológicas chinesas.

O bloco europeu está sob forte pressão dos Estados Unidos, de forma a seguir o exemplo de se proteger da espionagem chinesa, que o governo de Trump diz ser uma realidade, mas que a grande protagonista desta ‘guerra comercial’, a Huawei, já negou por diversas vezes.

A estimativa de 55 mil milhões de euros corresponde aos custos adicionais da saída da Huawei e ZTE do mercado de 5G na Europa. Cerca de metade deste valor surge devido à falta de concorrência, que fará com que os operadores de 5G subam os preços dos seus serviços. Outra preocupação é a substituição da infraestrutura existente para compatibilizar a nova tecnologia. 

Huawei e ZTE, combinadas, têm mais de 40% do seu mercado na União Europeia.

O atraso de 18 meses poderá implicar um ‘gap’ da penetração 5G entre Europa e EUA de 15% em 2025, aponta a pesquisa da Reuters.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.