Redes sociais e ferramentas digitais podem ajudar a aumentar a confiança no Governo

“Connected Government Report” contou com mais de cinco mil participantes de vários países, incluindo Portugal

Redes sociais e ferramentas digitais podem ajudar a aumentar a confiança no Governo

Um estudo realizado pela Salesforce e divulgado recentemente revela que as redes sociais e as ferramentas digitais podem aumentar a confiança dos cidadãos no Governo e respetivas instituições.

Os resultados do “Connected Government Report”, realizado entre abril de 2021 e junho de 2022 a nível mundial com mais de cinco mil participantes de vários países, incluindo Portugal, dão conta do declínio da confiança nas instituições.

No universo dos inquiridos, dois em cada cinco entrevistados defende que a confiança tem um grande impacto na probabilidade de votar, mas apenas 22% dos eleitores acredita que a experiência do cliente é prioridade dos seus compromissos com o governo. Para um em cada três dos entrevistados, a confiança está ligada à disposição para partilhar informações pessoais com os governos.

No fundo, como é que um Governo pode usar a tecnologia para aumentar a confiança dos cidadãos?

De acordo com o relatório, um em cada quatro pessoas da Geração Z já está a utilizar redes sociais como fonte primária de informações confiáveis sobre os serviços públicos e mais de metade (54%) defende que é mais fácil obter ajuda do Governo através do digital do que pessoalmente.

Para Nasi Jazayeri, Executive Vice President e General Manager da Salesforce Public Sector, “a entrega 'em tempo real' e o impacto do amplo alcance de serviços digitais, como as redes sociais, apresentam uma oportunidade para os governos tirarem partido dos canais digitais para a partilha de informações críticas durante crises, a antecipação de problemas em desenvolvimento e a construção de confiança com informações autênticas e comunicação clara”.

A maioria das pessoas inquiridas (82%) está disposta a aceder a serviços governamentais online, assim como 72% está recetiva ao voto eleitoral online. A utilização da Inteligência Artificial em serviços governamentais é também uma opção para 60%.

Aspetos como a transparência, a facilidade de envolvimento e a acessibilidade são, de acordo com os entrevistados, os três atributos mais importantes na reconstrução da confiança junto dos governos.

A otimização das experiências digitais não irá apenas permitir que as organizações do setor público acompanhem a evolução do tempo, mas também as irá ajudar a permanecer na liderança”, remata Nasi Jazayeri.

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