Branded Content

O futuro é híbrido

Hoje a Hybrid Cloud é "o" tema para quase todos os clientes e o futuro da TI empresarial passará seguramente por ser Híbrido e Multi-Cloud

O futuro é híbrido

As organizações estão a ser impelidas a adotar uma estratégia de "Cloud First" para a implantação das suas aplicações, mas "Cloud First" não significa sempre "Public Cloud Everything".

No entanto, apesar dos avanços na confiabilidade da Cloud, apenas uma fração do workload empresarial é entregue a partir dos vários tipos de oferta de Cloud existentes.

Isso ocorre porque a liberdade trazida pelas tecnologias nativas da Cloud criam preocupações operacionais e de segurança para as empresas que exigem governance rigoroso e controlos de qualidade de modo a garantir que os seus requisitos sejam cumpridos.

Por outro lado, as empresas procuram uma maneira eficiente de "mover" os seus workloads para a Cloud. A estratégia de 'Move' pode passar pela migração “as is” das aplicações para IaaS ou CaaS, o (re)desenvolvimento de aplicações nativas para a Cloud ou, na maioria das vezes, uma mistura das duas soluções. Um ponto importante a notar é que, por uma variedade de razões técnicas, comerciais ou de conformidade, algumas aplicações existentes simplesmente não podem mover-se para a Cloud pública, procurando os clientes soluções inovadoras que deem resposta cabal a este dilema. A solução será utilizar uma infraestrutura em Cloud com um ambiente em tudo semelhante ao existente “on-prem” mas que proporcione aos clientes a possibilidade de prepararem as suas aplicações para a migração e assim poderem vir a prescindir dos seus data centers físicos.

Paralelamente, as organizações estão a tornar-se cada vez mais orientadas para o uso estruturado de informação para alimentar as suas próprias aplicações, necessitando para isso de serviços de Cloud com capacidade de análises preditivas e em tempo real, capazes de capturar, processar e analisar dados numa única plataforma e fornecer essa informação já processada e de forma estruturada.

Os serviços de Cloud em hiper escala e a Internet das Coisas originam um nível de complexidade que não pode ser gerido por serviços, processos e ferramentas tradicionais. A Inteligência Artificial e o Machine Learning (IA/ ML) serão necessários para conduzir toda esta complexidade, desde automação e orquestração de processos de negócios e tecnologia até à gestão e análise dos dados produzidos por milhares de milhões de dispositivos IoT.

Para aproveitar todo o poder da IA, as organizações precisam de usufruir de provedores de serviços Cloud que por base tenham já no seu ADN ferramentas de Data Analytics e de Machine Learning e ao mesmo tempo que sejam capazes de garantir uma plataforma de infraestrutura robusta, escalável, segura e económica. Ao optar por soluções de Cloud híbridas, as empresas procuram ultrapassar todas estas barreiras e em paralelo usufruir das funcionalidades proporcionadas por serviços escaláveis e elásticos de Cloud, de modo a permitir apoiar a inovação e o crescimento do negócio, sendo assim capazes de implantar rapidamente novos serviços aos seus utilizadores e clientes de uma forma segura e integrando tanto quanto possível nessas soluções as suas aplicações legadas.

Onde podemos ajudar

A Atos é especialista em apoiar os clientes na migração e orquestração de plataformas Cloud e na modernização de aplicações com base em processos e metodologias comprovadas.

De modo a dar resposta às necessidades reais das organizações e fazendo uso da Atos Google Enhanced Alliance, a Atos desenvolveu a solução de Open Hybrid Cloud que permite agilidade para DevOps sem afetar os controles e processos corporativos.

O Open Hybrid Cloud da Atos alia a tecnologia Cloud da Google e a experiência da Atos em fornecer e operar nuvens privadas e híbridas para os nossos clientes oferecendo uma solução de Cloud privada totalmente gerida com serviços standard, e que combina infraestrutura, Containers Kubernetes, serviços de Machine Learning e de dados para consumo direto para os programadores e arquitetos de sistemas.

Centrada no desenvolvimento de aplicações e integrada com as cadeias de ferramentas CI/CD e aproveitando os benefícios de testes automatizados e de segurança, a Open Hybrid Cloud facilita a entrada dos nossos clientes para a Cloud, acelerando a modernização e migração das aplicações tradicionais para “Cloud native” ao seu próprio ritmo, fornecendo um trampolim privado e seguro para realizar o re- -factoring, re-plataforma ou modernização das aplicações, de modo a capitalizar o valor que a Cloud pública pode trazer para a sua organização.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Atos

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.