Jornada digital dos consumidores contribuiu para mudar estratégias de experiência do cliente

Estudo do SAS, em colaboração com o CMO Council, revela que o principal desafio para as organizações implementarem a estratégia CX passa pela coordenação entre departamentos. 40% das empresas da região EMEA afirmam confiar na sua estratégia de CX, contra 33% nos EUA

Jornada digital dos consumidores contribuiu para mudar estratégias de experiência do cliente

Um estudo internacional realizado pelo SAS, em conjunto com o CMO Council, expõe as necessidades das empresas em modernizar, coordenar e integrar as suas estratégias de CX.

De acordo com os dados apresentados, mais de 60% dos executivos de marketing consideram que a jornada digital dos consumidores levou a uma mudança nas estratégias de experiência do cliente das empresas. No entanto, 65% duvida que a sua estratégia seja a adequada para reter os que já existem.

O principal desafio das organizações em implementarem a estratégia CX passa pela coordenação entre departamentos. Entre os inquiridos, apenas 11% (Europa, Médio Oriente e África) e 13% (EUA) acreditam que a sua empresa está bem posicionada. Na região EMEA apenas 11% atribuem à sua organização a maturidade suficiente quando se trata de medidas de customer experience no contexto de infraestrutura digital transformada. 

Relativamente à variação da perceção por região, 40% das empresas da região EMEA afirmam confiar na sua estratégia de CX, contra 33% nos EUA.

Apesar da adoção de tecnologias de realidade aumentada, virtual ou mista, o protagonismo destas tecnologias é ainda baixo nas empresas.

Em termos de medidas de otimização, ambas as regiões consideram importante o ajuste das especificações para recolher dados do cliente (72% na EMEA e 70 nos EUA). 54% dos inquiridos na região EMEA e 45% nos EUA destacam a criação e uma estratégia “first-party” como um dos pontos na agenda de ambos.

Tecnologias? Onde investir?

A análise de marketing, a inteligência artificial e o machine learning são apontados por dois terços dos participantes deste estudo como as tecnologias com maior investimento, com a tecnologia de medição de sucesso a ganhar destaque.

Na região EMEA, a má qualidade dos dados é considerada um problema para 44% dos profissionais de marketing inquiridos. No entanto, a falta de integração é considerado o maior obstáculo ao uso da tecnologia CX por 47% dos inquiridos em EMEA e 42% nos EUA, com a incapacidade de combinar fontes de dados, bem como com soluções incompatíveis de CX/marketing.

No caso da inteligência artificial, 60% dos inquiridos das duas regiões considera que será usada para prever o comportamento dos consumidores. Porém, as opiniões divergem quando de fala no CX híbrido – 79% das empresas na EMEA que responderam ao inquérito consideram um aspeto importante a personalização e inovação do cliente, enquanto nos EUA 58% considera um ponto importante.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.