INCoDe.2030 anuncia novo coordenador

Nuno Feixa Rodrigues será o novo coordenador-geral do INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, um programa interministerial dedicado ao desenvolvimento e melhoria das competências digitais

INCoDe.2030 anuncia novo coordenador

A Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior nomearam Nuno Feixa Rodrigues para coordenador-geral do INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030.

Além de vogal da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e professor na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Nuno Feixa Rodrigues era já membro da Coordenação Técnica deste programa, estando a liderar a promoção da Estratégia Nacional para a Computação Avançada e é um dos responsáveis pelo BOB, o primeiro supercomputador a operar em Portugal, instalado no data center de Riba d’Ave, no Minho.

Doutorado em Engenharia Informática pela Universidade do Minho desde 2009, foi Diretor da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) entre 2011 e 2017. Fundou em 2010 e dirigiu até 2018 o Digital Games Research Centre (DIGARC), uma unidade de investigação no IPCA dedicada às áreas de desenvolvimento de jogos digitais.

Nuno Feixa Rodrigues sucede assim a Pedro Guedes de Oliveira, professor emérito da Universidade do Porto e coordenador-geral do INCoDe.2030 desde a sua fundação em 2017.

O INCoDe.2030 apresenta numa ação integrada de política pública que visa o reforço das competências digitais, de forma transversal, a toda a sociedade portuguesa, projetada até ao ano 2030. Trata-se de uma iniciativa interministerial que reúne as áreas governativas da Modernização Administrativa, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação, do Trabalho, do Planeamento e das Infraestruturas e da Economia.

O programa está estruturado em cinco eixos de atuação: inclusão, educação, qualificação, especialização, e investigação, por forma a mobilizar as várias áreas governamentais que o integram.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.