Identidade móvel digital em rápida expansão

Sistemas de identidade móvel contactless alcançaram 319,1 milhões de utilizadores a nível global e um novo estudo prevê um crescimento de 31%, para 419 milhões de utilizadores em 2022

Identidade móvel digital em rápida expansão

As mudanças nos hábitos dos consumidores vieram para ficar e, com o decorrer da pandemia, a tecnologia revelou-se uma forte aliada para ultrapassar uma enorme variedade de desafios. Com o advento da vacina e os confinamentos, foi criada a necessidade de implementar sistemas de identidade digital para proceder à verificação de credenciais pessoais, através de plataformas móveis. 

É nesse sentido que uma investigação da ABI Research indica que em 2021, o volume de utilizadores de sistemas de identidade móvel contactless chegou a 319,1 milhões a nível global, prevendo um crescimento de 31% para 419 milhões em 2022. O estudo calcula, ainda, que a expansão continue até 2026, altura em que a base de utilizadores deverá atingir os 850 milhões de utilizadores mundiais. 

Este tipo de tecnologia poderá ser não só aplicada ao certificado de vacinação, como ao passaporte, carta de condução e outros documentos de identificação pessoal, disparando o mercado de identidade móvel. Sam Gazeley, analista de segurança digital da ABI Research, nota que "entre 2022 e 2023, a Coreia do Sul, a África do Sul e o Reino Unido vão introduzir ou testar cartas de condução móveis. No que diz respeito ao documento de identificação civil, o fator de forma móvel continua a dominar, com a aplicação a representar 82% de todas as identidades móveis em circulação em 2020. Os programas em destaque incluem os da Estónia, Espanha, Moldávia, Finlândia, Áustria, Bélgica e Turquia. O ID móvel argentino também revela um forte crescimento, acelerado com a pandemia da COVID-19, aumentando as credenciais de identificação móvel em circulação para 653,5 milhões até 2026”.

O investigador prevê que este crescimento de baseie em três áreas principais – cartas de condução; identificação civil e credenciais de saúde, com alguns países, como a Estónia, a agregarem a documentação numa única plataforma. Gazeley nota, contudo, que a identidade móvel já estava em expansão antes da pandemia, que terá impulsionado este mercado.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.