Guia prático de apoio à transformação digital quer alavancar jornada das PME

Rui Ribeiro, General Manager da IP Telecom, e Paulo Veiga, fundador e administrador da EAD, fizeram o lançamento do livro "Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer" esta segunda-feira na livraria Almedina

Guia prático de apoio à transformação digital quer alavancar jornada das PME

Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer” é o nome do livro fruto da relação de longa data entre Rui Ribeiro, General Manager da IP Telecom, e Paulo Veiga, fundador e administrador da EAD, e dos cerca de 25 anos de experiência profissional de ambos. A obra foi lançada pela editora Actual e apresentada esta segunda-feira na livraria Almedina do Atrium Saldanha. O encontro reuniu, numa sala cheia, os autores e o jornalista Camilo Lourenço, autor do prefácio do livro, e Bruno R. Santos, diretor de tecnologias de informação da Gallo Worldwide, que contribuiu para a revisão do conteúdo. 

O livro pretende funcionar como um guia de apoio aos líderes de Pequenas e Médias Empresas (PME) e uma ferramenta para enfrentar os desafios que a era digital traz a qualquer empresa. Na sua própria jornada pela narrativa, os autores analisam os dilemas atuais dos gestores perante o impacto que o digital está a ter no mercado, em particular no enquadramento das necessidades de garantir velocidades de decisão eficazes e eficientes para a competitividade e sustentabilidade das empresas.

No lançamento, Paulo Veiga conta que é “um contador de histórias que também gosta de ler. O Rui foi meu cliente há muitos anos e há algum tempo que ambos andávamos a escrever em meios de comunicação social sobre transformação digital”. Foi então que surgiu a ideia que o fazerem juntos. O projeto começou num almoço em que conversaram sobre a vontade de criar um livro “simples, estruturado, com suporte em boas práticas para ajudar as PME, que têm menos recursos para entrar no mundo digital”, avança Rui Ribeiro, com o objetivo que os gestores que estão na sua jornada de transformação digital “cometam menos erros”.

Assim, procuraram sistematizar, em seis capítulos, as orientações com base nas suas experiências profissionais e em estudos académicos da temática da transformação digital. O primeiro capítulo procura, segundo Rui Ribeiro, falar da “angústia dos gestores no mundo de hoje, em particular aqueles que têm as suas bases nos anos 80 e 90 e que estão perante um século XXI com uma realidade é deveras diferente”.

Já o tema do segundo capítulo recai sob a ambição, que o autor descreve como uma provocação aos gestores que definem um patamar e, após alcançado, consideram que a sua missão está cumprida. Num terceiro momento, o livro fala sobre a prática – para os autores, o “essencial do livro” –, que deve ser alicerçada na tríade pessoas, processos, tecnologias. 
Rui Ribeiro continua: “aquilo que eu gosto, de facto, de fazer é fazer, e no mundo empresarial o que vejo é a continua discussão. Há um tempo de discutir, mas é preciso parar a discussão e fazer. Fazer, errar, repetir e fazer outra vez”.

O quarto capítulo explicita o que é, mas também o que não é, a transformação digital, com exemplos. Já no quinto capítulo procuraram sistematizar a necessidade “crítica” de as organizações entenderem que, dentro das empresas, “as áreas tecnológicas e o mundo digital têm de ser parte do negócio. Não interessa a tecnologia, importa o que faço com ela”, reflete o General Manager da IP Telecom.

Finalmente, o sexto capítulo termina o livro com um conjunto de orientações e ferramentas que podem ajudar as organizações na jornada para o digital. Paulo Veiga explica que, “em vez de termos um projeto de transformação digital à bruta, devemos trabalhar para ter um projeto de transformação digital brutal. A tecnologia nunca foi tanta, tão boa, tão robusta e tão barata, temos é de a saber usar e trabalhar em equipa, nomeadamente entre os mais veteranos e as gerações mais novas”.

Também a união entre o IT e a gestão é, segundo os autores, fundamental para uma transformação digital de sucesso. Rui Ribeiro refere que “o livro procura juntar os dois mundos dos gestores – que veem euros – e dos informáticos – que vêm zeros e uns – para aproximar os dois mundos com uma linguagem acessível”.

O livro está à venda online e em todas as livrarias por um preço recomendado de 16,90 euros. Por cada exemplar vendido, os autores e a editora vão doar um euro ao Refúgio Aboim Ascensão.

 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.