Grupos tecnológicos alertam UE para regulamentação excessiva da IA

Empresas e grupos tecnológicos alertam esta semana a União Europeia contra a regulamentação excessiva dos modelos fundacionais dos sistemas de inteligência artificial

Grupos tecnológicos alertam UE para regulamentação excessiva da IA

Empresas e grupos tecnológicos alertaram a União Europeia esta semana contra a regulamentação excessiva de sistemas de inteligência artificial conhecidos como modelos fundacionais nas próximas regras de IA, uma vez que isso poderia acabar com novas startups ou expulsá-las da região.

O apelo surge quando os países e os legisladores da UE se encaminham para a reta final das negociações sobre regras que poderiam estabelecer a referência para outros países. Um dos maiores pontos de discórdia são os modelos fundacionais, como o ChatGPT da OpenAI, que são sistemas de IA treinados com grandes conjuntos de dados, com a capacidade de aprender com novos dados para executar uma variedade de tarefas.

Para que a Europa se torne numa potência digital global, precisamos de empresas que possam liderar a inovação em IA, também utilizando modelos de base e GPAI”, disse a DigitalEurope, cujos membros incluem Airbus, Apple, Ericsson, Google, LSE e SAP, em carta. “Como representantes da indústria digital europeia, vemos uma enorme oportunidade nos modelos de base e em novos intervenientes inovadores a emergir neste espaço, muitos deles nascidos aqui na Europa”. 32 associações digitais europeias também assinaram a carta.

Os signatários, que afirmam que apenas 3% dos unicórnios de IA do mundo provêm da União Europeia, apoiaram uma proposta conjunta da França, Alemanha e Itália para limitar o âmbito das regras de IA para modelos básicos a requisitos de transparência.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.