Google terá de pagar pela reutilização de notícias e conteúdo

França instruiu a Google que terá de pagar às publicações e agências noticiosas francesas pela reutilização de notícias ou conteúdos

Google terá de pagar pela reutilização de notícias e conteúdo

A Google enfrenta a perspetiva de pagar por conteúdo e notícias em francês, após uma decisão da autoridade de concorrência de França. Segundo a Reuters, a decisão significa que a Google terá que pagar às agências de notícias e editoras francesas pela reutilização de seu conteúdo 

A decisão chega depois da autoridade de concorrência do país ter seguido uma queixa de vários sindicatos que representam os editores de imprensa franceses sobre as práticas da Google. 

Em comunicado, a autoridade da concorrência refere que “as práticas da Google causaram danos graves e imediatos ao setor de imprensa, enquanto a situação económica de editoras e agências de notícias é frágil e, enquanto a lei visa, pelo contrário, melhorar as condições de remuneração, derivam do conteúdo produzido por jornalistas”. 

Assim, a autoridade da concorrência ordenou a Google a iniciar negociações com os grupos de media, exigindo pagamento quando o motor de buscas exibir os seus conteúdos. Em resposta, a Google France respondeu e explicou que, desde que a lei europeia de direitos autorais entrou em vigor em França no ano passado, se envolveu com os editores para aumentar o apoio e investimento em notícias.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.