FMI alerta que a IA afetará 40% dos empregos mundiais

Kristalina Georgieva, Diretora-Geral do FMI, disse que a IA afetará cerca de 40% dos empregos globais, podendo atingir 60% nas economias avançadas

FMI alerta que a IA afetará 40% dos empregos mundiais

A Diretora-Geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, prevê que a Inteligência Artificial (IA) afetará cerca de 40% dos empregos a nível mundial.

“As economias avançadas enfrentam maiores riscos decorrentes da IA – mas também mais oportunidades para aproveitar os seus benefícios – em comparação com os mercados emergentes e as economias em desenvolvimento”, escreveu Georgieva numa publicação do site do IMF no domingo, onde citou a análise recente da organização sobre a matéria.

De acordo com Georgieva, isto deve-se à “capacidade de a IA de impactar empregos altamente qualificados”. No caso das economias mais avançadas, esta tecnologia poderá afetar cerca de 60% dos empregos.

“Cerca de metade dos empregos expostos podem beneficiar da integração da IA, aumentando a produtividade. Para a outra metade, as aplicações de IA podem executar tarefas-chave atualmente realizadas por seres humanos, o que poderia diminuir a procura de trabalho, levando a salários mais baixos e a contratações reduzidas”, constatou Georgieva. 

“Nos casos mais extremos, alguns destes empregos podem desaparecer”, alertou a Diretora-Geral do FMI. No que diz respeito aos mercados emergentes e as economias em desenvolvimento, Georgieva espera que estes “enfrentem menos perturbações imediatas da IA”.

Georgieva apelou aos decisores políticos para que se protejam contra a potencial desigualdade e as tensões sociais que a IA poderá trazer, frisando a necessidade da implementação de “redes de segurança social abrangentes” e da oferta de “programas de reconversão profissional para trabalhadores vulneráveis”.

Também o Goldman Sachs já tinha alertado para os perigos da IA. Em março, o banco afirmou num relatório que a IA poderia perturbar mais de 300 milhões de empregos.

Em novembro, o vice-presidente do LinkedIn, Annesh Raman, referiu numa entrevista, no podcast “Worklab” da Microsoft, que a IA reduziria o valor das competências técnicas, o que conduziria ao aumento da importância das competências interpessoais. “O prazo de validade de um diploma está a diminuir drasticamente”, disse Raman.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.