Escassez de chips restringe mercado de cartões SIM

A ABI Research prevê que as vendas de cartões SIM vão diminuir de 4,36 mil milhões em 2021 para 3,93 mil milhões em 2022

Escassez de chips restringe mercado de cartões SIM

O impacto da escassez de chips continua e, para o mercado de cartões SIM, prevê-se que o impacto seja significativo no form-factor dos cartões SIM removíveis. Segundo a ABI Research, as vendas de cartões SIM vão diminuir de 4,36 mil milhões em 2021 para 3,93 mil milhões em 2022. "Apesar da previsão de um problema significativo no mercado em 2022, a escassez de chips deve ser considerada um desafio de mercado a curto prazo, provavelmente para melhorar em 2023”, afirma Phil Sealy, Telco Cybersecurity Research Director na ABI Research.

Contudo, continua: "apesar do retorno previsto do mercado, a ABI Research não prevê o regresso aos níveis de vendas de cartões SIM pré-pandémicos para o form-factor recmovível devido a outros desafios do mercado, incluindo uma redução contínua das taxas de substituição de cartões SIM e o crescimento do eSIM".

Segundo a ABI Research, as maiores ameaças a longo prazo para o form-factor SIM removível estão a apresentar-se no mercado dos smartphones, que já está bastante saturado, limitando as oportunidades de crescimento. Phil Sealy explica que, "além disso, os preços médios de venda dos smartphones estão em níveis significativamente mais elevados do que há alguns anos atrás, afetando negativamente os churn rates de cartões SIM removíveis à medida que os contratos de dispositivos são prolongados para distribuir o custo dos smartphones a preços mais elevados durante um período de tempo mais longo”.

Adicionalmente, o impacto do eSIM é cada vez maior, nota a ABI Research. Apesar dos níveis significativos de dispositivos eSIM disponíveis no mercado, atualmente, a utilização de dispositivos com SIM duplos, combinando o eSIM com uma tradicional funcionalidade de SIM removível, limitou o impacto no mercado dos removíveis até agora, explicam.

A nível global, a ABI Research acredita que o mercado de SIM removíveis só será marginalmente impactado pelo eSIM nos próximos dois anos, devido à continuação do fabrico dos dispositivos de SIM duplos. No entanto, com fortes rumores a circularem em torno do lançamento de um dispositivo eSIM exclusivo da Apple, espera-se um maior nível de impacto a partir de 2023/2024, reflete a ABI Research.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.