Branded Content

Digital wallets, para onde caminham?

Com o aparecimento do dinheiro surge a necessidade de o guardar. Ao longo do tempo, as formas de representar valor foram-se multiplicando para uma quantidade de artefactos que é preciso guardar.

Digital wallets, para onde caminham?

 

A carteira digital 

Os cartões de crédito e débito, tal como os conhecemos hoje, são tendencialmente o meio de pagamento mais utilizado, o que propicia um conjunto de oportunidades tecnológicas, acessórias à sua atividade, que hoje se encontram presentes nas Wallets. 

O aparecimento da Internet, do telefone móvel, e, posteriormente, do smartphone vêm contribuir para que sejam possíveis novas formas de assegurar a posse de valor e a sua transferência. 

Com a Internet, temos uma conectividade global, retirando à comunicação a barreira da distância. O telefone móvel vem permitir a conectividade em qualquer lugar. O smartphone aumenta esta capacidade móvel com um poder de processamento equivalente ao de um computador pessoal. 

A primeira carteira digital com grande adesão do mercado surge nos finais dos anos 90, através da criação de uma conta no sistema ao qual é associada uma conta bancária ou um cartão de crédito. Torna-se possível ao utilizador efetuar pagamentos online de forma segura, sem necessidade de revelar a sua informação financeira. 

Em 2007 surge no Quénia um sistema M-Pesa que vem permitir à população sem acesso ao sistema financeiro aceder a um sistema eletrónico que permite a posse e transferência de valor através da utilização de uma carteira digital alojada no telemóvel. 

O smartphone vem permitir que a carteira digital salte do computador para o bolso das pessoas, leva ao desenvolvimento das primeiras soluções de Wallets, mobile banking e mobile payments. 

A carteira digital apresenta ainda a capacidade de servir de ferramenta poderosa na relação com o cliente. É possível fidelizar clientes pela oferta de vouchers, pontos, descontos, toda uma gama de ofertas personalizadas dirigidas ao fortalecimento da relação comercial da organização, para além do repositório de cartões que se podem utilizar, de uma forma segura e confortável, no telemóvel, sem necessidade de andar com o plástico. 

Acompanhando o surgimento das Wallets Digitais, a SoftFinança, em parceria com a Master- Card, desenvolveu o produto Wallet Masterpass, pioneiro em Portugal, que disponibiliza aos clientes um método de pagamento com cartão completamente digitalizado, sem que o cliente tenha de ter em sua posse o cartão físico.

Esta solução tem por finalidade armazenar na Wallet os cartões dos clientes de forma segura e facilitar o processo de compra online, devidamente assegurado com tecnologias de OTP e biométricas. 

Para além do produto Wallet Masterpass, a SoftFinança desenvolveu uma solução de Checkout Gateway que integra com Payment Service Providers e Aquirers para completar as transações da Wallet, fechando o ciclo da solução de pagamentos que na SoftFinança designamos SoftPayments, e que nos permite oferecer ao mercado uma solução end-to-end totalmente digital e integrável nos canais de negócio já existentes. A Sonae FS, cliente da SoftFinança, detentora do cartão crédito Universo, tem por base esta solução de canais digitais, com o produto Wallet Digital SoftFinança. 

 

O futuro próximo da carteira digital 

O setor financeiro encontra-se num fase de transformação por via da alteração da regulação, a diretiva PSD2, que torna a relação dos clientes com as instituições financeiras mais dinâmica. 

O PSD2 propicia o desenvolvimento de soluções de pagamento baseadas em Wallets, levando os clientes a valorizar as soluções que lhes permitam reunir numa só solução toda a a sua vida financeira, elevando por um lado os níveis de confiança e segurança destas soluções, mas dotando as Wallets de funcionalidades transacionais em de vez de meros repositórios dos cartões e informação histórica da sua atividade. 

Nos próximos anos assistiremos à generalidade das pessoas pagarem o bilhete do autocarro diretamente com o telefone, transferirem dinheiro a qualquer hora para outras pessoas diretamente do telefone, ou contratarem um crédito sem precisar de ir ao banco. 

As Wallets e as novas apps onde gerimos o nosso património financeiro assumem um papel crucial pela relevância da informação e também pela versatilidade de transações que permitem realizar, sempre com uma forte preocupação em promover a melhor experiência de utilização em todos os momentos que necessitamos de utilizar a app, disponível no smartphone. 

As soluções da SoftFinança acompanham a tendência do setor financeiro, oferecendo uma solução que responde a todas estes novos desafios. 

 

Branded Content co-produzido pela MediaNext para a SoftFinança

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.