Digital tem “papel positivo” no acesso a serviços de saúde em zonas isoladas

66,3% dos inquiridos num novo estudo sobre as perceções quanto ao impacto da pandemia no desenvolvimento de soluções digitais de saúde, destacam que as soluções digitais de saúde implementadas no seu país centraram-se nos cuidados virtuais e de telemedicina.

Digital tem “papel positivo” no acesso a serviços de saúde em zonas isoladas

O EIT Health InnoStars, uma das setes áreas geográficas que constituem uma parceria público-privada europeia no campo da inovação em cuidados de saúde, organizou uma série de sessões subordinada à aceleração das inovações em cuidados de saúde durante a pandemia. As Morning Health Talks, que tiveram lugar em 12 países da Europa de Leste, Central e do Sul, visaram incentivar os líderes regionais a identificar as melhores práticas e desafios comuns no que respeita a soluções digitais de saúde.

No decorrer dos eventos foi realizada uma investigação em parceria com a Emerging Europe, bem como entrevistas junto dos principais líderes de opinião, decisores políticos, representantes de instituições públicas, entre outros, tendo em vista entender as suas perceções quanto ao impacto que a pandemia teve no desenvolvimento de soluções digitais de saúde.

Os resultados indicam que quase 60% dos entrevistados destacam o papel positivo das soluções digitais o acesso aos serviços de saúde em regiões mais isoladas – aspeto frequentemente assinalado pelos entrevistados italianos. Já na Hungria, Letónia, Lituânia e Portugal, e de acordo com os profissionais de saúde, a digitalização teve como grande benefício a redução das falhas processuais verificadas nos hospitais.

Cerca de dois terços (66,3 por cento) dos inquiridos menciona, ainda, que as soluções digitais de saúde implementadas no seu país, por via da COVID-19, centraram-se nos cuidados virtuais e de telemedicina. Já 47 por cento indica que, no seu país, foram adotadas medidas que visam a digitalização de receitas médicas e agendamento de consultas.

Em Portugal, o EIT Health conta com parceiros de destaque na promoção da Saúde Digital, com entidades como o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e o Centro Hospital Lisboa Norte a servirem de parceiros de teste para muitas das inovações desenvolvidas a nível europeu. Também a Glintt, tem sido um motor da inovação e digitalização de muitas instituições de saúde, indicam. Finalmente, instituições como a Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Pedro Nunes lançarem programas de treino de profissionais em ferramentas digitais, com o apoio do EIT Health.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.