Branded Content

Serão as tecnologias de informação o futuro do setor da saúde?

Apesar de a tecnologia fazer parte das nossas vidas, e estar presente nas mais variadas atividades da nossa rotina desde há muito tempo, nos últimos dois anos, e muito fruto da pandemia de Covid-19, esta tornou-se a base de todas as áreas da sociedade, e, naturalmente, o setor da Saúde não fugiu à regra.

Serão as tecnologias de informação o futuro do setor da saúde?

Por um lado, os pacientes estão cada vez mais exigentes, com acesso a mais e melhor informação na medida em que procuram uma resposta imediata por parte dos serviços e uma relação mais flexível, assente na proximidade com o seu médico e de forma simples e intuitiva. Por outro lado, defendem que a tecnologia é fundamental para a melhoria e manutenção da sua saúde e bem-estar.

As ferramentas baseadas na prestação remota de cuidados de saúde, como é o caso das teleconsultas, (suportadas por tecnologias de customer experience) posicionaram-se como um meio imprescindível para melhorar a qualidade dos serviços prestados, bem como um auxílio fundamental para os profissionais do setor, garantindo a sustentabilidade da prestação dos cuidados básicos de saúde.

A SoftFinança, com mais de 30 anos de atividade, começou por desenvolver software para as primeiras e principais redes de ATM, ou seja, criaram-se soluções na área do self-service, que permitiam o auto-atendimento dos clientes e durante muitos anos foi essa a sua área de especialização.

Embora o tecido empresarial tenha sentido a necessidade de se adaptar ao novo paradigma organizacional, de modo a acompanhar as principais tendências do mercado, para a SoftFinança essa adaptação é contínua e faz parte do ADN da empresa, pois está em constante evolução – o que nos permite oferecer soluções e produtos inovadores aos nossos clientes.

Com a evolução da tecnologia, a organização, para dar respostas às novas necessidades dos seus Clientes, converteu os seus projetos com maior sucesso em produtos que são hoje a base da sua oferta, de forma a responder a um número mais alargado de desafios, com melhor qualidade, o que nos permitiu também olhar para novas indústrias como o setor da Saúde, no qual foi, por exemplo, desenvolvida uma solução de e-commerce para um grupo de farmácias.

Sem dúvida que, para a SoftFinança, a área da Saúde é uma das áreas que mais transformações irá ter nos próximos anos na medida em que tem vindo a beneficiar muito da evolução das novas Tecnologias de Informação, desenvolvendo-se vários novos métodos de diagnóstico apoiados em novas soluções técnicas. A prova disso será, por exemplo, a utilização de equipamentos de monitorização, sobretudo com a ajuda do 5G, que vai permitir às equipas médicas captar informações em tempo real e torná-las úteis mais rapidamente com o intuito de se formular diagnósticos e acompanhar a evolução clínica dos pacientes, desde a fase da prevenção ao tratamento, permitindo assim melhores cuidados de saúde. Na SoftFinança estão a ser criadas soluções para a captura e disponibilização dessa informação.

Nos dias que correm, é imperativo que a tecnologia esteja intrinsecamente associada à Saúde, de forma que os médicos, enfermeiros e todos os intervenientes do setor se possam dedicar a casos que necessitam de atenção redobrada. A tecnologia deve, assim, servir como um apoio, tanto do ponto de vista administrativo como clínico, poupando tempo e reduzindo custos. Tornar a informação e os dados capturados a cada momento em elementos críticos de decisão é cada vez mais importante, também na área da Saúde. Esta é uma das nossas abordagens nesta área. Dando um exemplo concreto, se a informação de saúde de um determinado paciente estiver incorporada numa base de dados e acompanhar toda a sua trajetória clínica, torna-se desnecessário, em alguns casos, repetir exames apenas porque estamos numa nova unidade de saúde, pelo que assim também é possível reduzir custos para o utente e para os sistemas de saúde.

Por fim, podemos concluir que vivenciamos uma era cada vez mais digital, e, por essa razão, é também importante que os profissionais de saúde reconheçam nitidamente a existência de um mundo cheio de oportunidades no que à utilização de tecnologias no setor diz respeito. No entanto, estas ferramentas/ técnicas necessitam de “ganhar” maturidade, através da adaptabilidade e aposta diária dos profissionais de saúde, e administradores hospitalares, em profissionais que garantam o bom funcionamento da tecnologia nos sistemas de saúde, para que, consequentemente, exista uma maior satisfação e menor resistência por parte dos pacientes.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela SoftFinança

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.