Consórcio europeu procura novos projetos em blockchain

O Blockstart convida os programadores e as startups a apresentarem as suas candidaturas e projetos em blockchain até ao final do mês de setembro

Consórcio europeu procura novos projetos em blockchain

Com cerca de uma centena de candidatos e dez projetos-protótipo já a decorrer, o BlockStart faz uma nova chamada de projetos de fintech, retalho e tecnologias de informação e comunicação baseados em blockchain. O consórcio, liderado pela Bright Pixel em parceria com a comunidade tecnológica F6S e a consultora de inovação CIVITTA, irá investir até 20 mil euros em financiamento equity free e mentoria em cada equipa escolhida para criar um piloto da sua solução. As candidaturas estão abertas até dia 30 de setembro.  

Esta é a segunda de três calls deste programa intensivo composto por três fases, iniciando com o “Arranque de Ideação”, que consiste numa sessão em que 20 projetos são apresentados perante uma plateia de PME potenciais clientes. Após este momento, as dez melhores soluções de blockchain/distributed ledge technologies (DLT) são selecionadas para a fase “Protótipo”, um período de mentoria e aceleração com a duração de quatro meses e o objetivo de apoiar o ajuste do produto às necessidades do mercado. Segue-se a fase “Piloto”, que decorre durante dois meses e durante a qual as startups terão uma oportunidade única de validar as suas soluções, testando-as junto de PME escolhidas para o projeto. 

A tecnologia de blockchain tem sido desafiada por diversos setores para mostrar como pode verdadeiramente impactar a otimização e transparência dos processos. Com este consórcio, pretendemos esclarecer as comunidades tecnológica e empresarial sobre o potencial desta tecnologia, impulsionando, por um lado, mais empreendedores a criarem soluções e, por outro, mais empresas a testarem essas soluções em ambiente real. Só desta forma é que conseguimos provar que esta é uma tecnologia a considerar no futuro”, explica Benjamin Júnior, diretor da Bright Pixel, coordenadora do programa. 

No total, são cerca de 800 mil euros que o projeto europeu dispõe para apoiar 60 empreendedores e 60 PME, além de potenciar boas práticas de utilização da tecnologia de blockchain, através de workshops, conferências e relatórios, junto da Comissão Europeia e demais intervenientes no ecossistema de inovação europeu, como associações, clusters, incubadoras, entre outros.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.