Comissão Europeia discute criação de carregador universal

No sentido de reduzir a pegada de resíduos eletrónicos, economizar recursos e simplificar os dispositivos digitais, a Comissão Europeia e as principais marcas avançam as discussões em torno do carregador comum

Comissão Europeia discute criação de carregador universal

A Comissão Europeia vai apresentar uma proposta legislativa para a criação e implementação de um carregador universal na União Europeia, que deverá abranger telemóveis, computadores e outros dispositivos digitais, avança a Reuters, citando uma fonte próxima do processo. 

"Ter um carregador universal que pode ser adquirido independentemente da marca dos telemóveis economizaria recursos e simplificaria as coisas", afirmou a vice-presidente executiva da Comissão Europeia da Economia Digital e Sociedade, Margrethe Vestager, à Franceinfo, explicando que a proposta "está na reta final".

As discussões em torno do carregador universal já exite há mais de uma década, depois de uma maioria dos fabricantes de smartphones ter adotado o padrão MicroUSB em 2009. O último carregador deste design foi oficialmente acordado em 2010 com dez fabricantes– incluindo a Apple, Samsung, Huawei e Nokia – para que pudessem normalizar os carregadores nos modelos de smarphones que entraram no mercado em 2011. Mais tarde, em 2014, o Parlamento Europeu apoio formalmente a decisão de um possível  carregador universal. 

Contudo, a Apple tem resistido à pressão da proposta de carregador comum. Em setembro de 2012, lançou o Lightning – com o iphone 5 – para economizar espaço em relação ao anterior design, aproveitando uma lacuna no acordo da União Europeia. Mas a Apple não impediu a UE de pressionar os fabricantes de smartphones a normalizarem um design universal de carregadores para reduzir os resíduos eletrónicos.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.