Comissão Europeia planeia lei para produção de semicondutores

No seu discurso, Ursula von der Leyen declarou o desejo de potenciar produção de chips na Europa para um ambiente digital autossuficiente e competitivo, que passará pela criação de uma Lei Europeia de Chips

Comissão Europeia planeia lei para produção de semicondutores

A escassez de semicondutores é, há algum tempo, um tema de discussão entre os fabricantes, vendedores e marcas de equipamentos tecnológicos. Embora o cerne do problema possa não estar na pandemia, certamente que o período disruptivo, que paralisou vários setores da sociedade e estimulou a transição digital, potenciou significativamente a impossibilidade de suprir a procura. 

Com a escassez global de chips a não dar sinais de abrandamento, a Comissão Europeia anunciou um plano para reforçar a sua autossuficiência no setor dos semicondutores, criando um ecossistema europeu de chips de última geração, que inclui a produção das componentes. O plano foi anunciado pela Presidente da CE, Ursula von der Leyen – “o digital é uma questão de make-or-break" e “os estados-membros partilham dessa opinião" –, disse no seu discurso de quarta-feira, citado pela Silicon UK.

O anuncio do plano da CE não foi inesperado, mas firmou o princípio de manter a União Europeia independente, resiliente e competitiva. "Isso reflete a importância de investir na nossa soberania tecnológica europeia", afirmou von der Leyen, pelo que “temos de moldar a nossa transformação digital de acordo com as nossas próprias regras e valores", acrescentou.

"Permitam-me focar nos semicondutores, aqueles chips minúsculos que fazem tudo funcionar: desde smartphones e scooters elétricas a comboios ou inteiras fábricas inteligentes”, afirma, completando que “não há digital sem chips, e enquanto falamos, linhas de produção inteiras já estão a trabalhar a uma velocidade reduzida – apesar da procura crescente – devido à escassez de semicondutores".

A presidente da CE explica que “enquanto a procura global explodiu, a quota da Europa em toda a cadeia de fornecimento, desde o design até à capacidade de produção, diminuiu", pelo que “dependemos de chips de última geração fabricados na Ásia”. Foi também com o objetivo de aumentar a capacidade de competir com a tecnologia chinesa que os EUA anunciaram em 2020 o CHIPS for America Act. "Portanto, esta não é apenas uma questão da nossa competitividade, é também uma questão de soberania tecnológica. Então vamos colocar todo o nosso foco nisto”, conclui von der Leyen.

“Vamos apresentar uma nova European Chips Act", disse, acrescentando que “precisamos de ligar as nossas capacidades de investigação, de design e de teste de classe mundial. Precisamos de coordenar o investimento nacional e da UE ao longo da cadeia de valor". 

Ursula von der Leyen não escondeu a elevada responsabilidade e desafios que a proposta levanta – “sim, esta é uma tarefa assustadora e sei que alguns afirmam que não pode ser feito, mas diziam o mesmo sobre o Galileo há 20 anos” e “hoje, os satélites europeus fornecem sistema de navegação para mais de dois mil milhões de smartphones em todo o mundo. Somos líderes mundiais. Então vamos ser novamente ousados, desta vez com semicondutores”, conclui.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.