Cidadãos desconhecem serviços governamentais digitais

Um estudo levado a cabo pela Accenture concluiu que um terço dos cidadãos desconhece os serviços digitais oferecidos pelo Governo do seu país. Por outro lado, 61% dos utilizadores mostra-se satisfeito com as suas experiências

Cidadãos desconhecem serviços governamentais digitais

A Accenture levou a cabo um inquérito em vários países com o objetivo de determinar os níveis atuais de envolvimento dos cidadãos com serviços governamentais digitais e o estado atual dessas ofertas de serviços. Também procurou avaliar o nível de apoio dos cidadãos ao uso de Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias inovadoras para fornecer serviços governamentais. No total, participaram cerca de cinco mil cidadãos da Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e Singapura.

Mais da metade dos cidadãos afirmou que a sua confiança no Governo aumentaria se comunicassem melhor sobre como os serviços e-gov podem melhorar as suas vidas. 61% dos cidadãos que utilizam os serviços digitais governamentais estão satisfeitos com as suas experiências, segundo um estudo. No entanto, um terço dos cidadãos inquiridos (31%) afirmaram que não utilizam ou não sabem sequer como aceder a qualquer serviço digital do Governo.

Metade (51%) dos entrevistados afirmaram que aumentariam a utilização de serviços digitais governamentais se pudessem aceder a vários serviços do governo a partir de um único portal online.

O estudo constatou, também, que, à medida que os cidadãos se tornam cada vez mais móveis e conhecedores de tecnologia, esperam que os sites governamentais e as capacidades digitais forneçam funcionalidade e benefícios comparáveis aos disponíveis no setor privado. Deste modo, 67% dos entrevistados identificaram a facilidade de interação como sendo o mais importante ao aceder aos serviços governamentais online.

Este estudo da Accenture também constatou que, à medida que os cidadãos acedem cada vez mais as soluções voltadas para IA mais fáceis de utilizar nas suas vidas diárias, esperam que o mesmo tipo de inovação facilite o acesso aos serviços públicos. Assim, mais de metade dos entrevistados disseram que aumentariam a utilização de serviços governamentais digitais se a inteligência artificial fosse usada para ajudar a entregar os serviços online 24 horas por dia.

54% dos entrevistados deseja que os serviços digitais do governo incluam mais opções para os cidadãos personalizarem as suas experiências de utilização, e pouco menos de metade (49%) deseja poder fazer pagamentos a agências governamentais online através de um método de pagamento preferencial.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.