China exige que grandes fornecedoras de rede parem de bloquear links de rivais

Depois de terem recebido queixas e relatórios acerca das práticas anticompetitivas das grandes tecnológicas, Pequim avisa as empresas que haverá consequências para aquelas que não cessem o bloqueio de links das concorrentes

China exige que grandes fornecedoras de rede parem de bloquear links de rivais

A guerra dos agentes reguladores contra as big tech não é novidade. Com inúmeras investigações em curso e medidas que vetam as atividades das grandes corporações, a China avisa agora as gigantes tecnológicas que se não acabarem com a prática de longa data de bloquearem as ligações da concorrência nos seus sites, vão enfrentar consequências – não especificadas – avança a Reuters. 

Os comentários foram feitos pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) numa conferência de imprensa e constituem mais um passo na ampla repressão regulatória de Pequim. Na China, a Internet é dominada por uma série de gigantes da tecnologia que habitualmente bloqueiam ligações e serviços de rivais nas suas plataformas, uma das várias alegadas práticas anticompetitivas das organizações. 

O porta-voz do MIIT, Zhao Zhiguo explica que este tipo de restrições “afeta a experiência do utilizador”, prejudicando os seus direitos e perturbando a ordem do mercado”. Além disso, explica que o ministério tem recebido relatórios e queixas de utilizadores desde que lançou uma revisão das práticas do setor em julho. "Neste momento estamos a orientar as empresas relevantes para a realização de autoexame e retificação", acrescenta, citando plataformas de mensagens instantâneas como uma das primeiras áreas que visavam. 

Apesar de o MIIT não ter especificado as empresas visadas, a Reuters avança que o jornal 21st Century Business Herald noticiou na semana passada que o Alibaba Group e a Tecent Holdings estão entre as empresas que foram avisadas para pôr fim à prática. Em resposta, a Tencent disse que apoiava a orientação do MIIT e que faria as mudanças necessárias por fases. Por outro lado, a Alibaba disse que iria cumprir os requisitos do MIIT e "ansiava encontrar um common ground com outras plataformas".

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.