Insight

Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital: um passo para a censura?

Foi publicada em Diário da República a Lei n.º 27/2021, de 17 de maio, que aprova a Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital. A Carta entrará em vigor em julho, 60 dias após a sua publicação

Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital: um passo para a censura?

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou, a 9 de maio de 2021, o decreto que aprova a Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital. O documento, publicado a 17 de maio, é constituído por 21 artigos, que determinam vários direitos, liberdades e garantias dos cidadãos. A versão final do documento foi aprovado por uma larga maioria e não teve qualquer voto contra. PS, PSD, Bloco de Esquerda, CDS, PAN, e as deputadas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues votaram a favor, já o PCP, os Verdes, o Chega e a Iniciativa Liberal abstiveram-se.

Neste diploma são enunciados direitos como o direito “ao esquecimento “, ou seja¸ todos têm o direito a que dados pessoais que lhes digam respeito sejam apagados, nos termos da lei europeia e nacional, podendo, para tal, solicitar o apoio do Estado; à proteção contra geolocalização abusiva; ao desenvolvimento de competências digitais ou ainda o direito de reunião, manifestação, associação e participação em ambiente digital.

A Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital refere ainda os direitos associados ao próprio acesso à internet, determinando que todos os cidadãos “têm o direito de livre acesso à Internet”, e colocando sobre o Estado um conjunto de deveres relativos à promoção de um ambiente digital saudável, mas também à garantia da própria infraestrutura da rede. O documento garante a transposição da liberdade de expressão e criação para o ambiente digital, proíbe o Estado de interromper o acesso à Internet ou a partes dela, assegura o direito à neutralidade na Internet, e cria ainda a figura da ação popular digital que, na prática, concede o direito aos cidadãos de recorrer a tribunais sempre que não virem os seus direitos digitais cumpridos.

Segundo Daniel Reis, advogado na DLA Partners, esta lei “contém elementos muito diferentes: um elenco de direitos existentes, 'reorganizados' para o contexto digital; um caderno de encargos para o Governo; e algumas novidades. O seu mérito e interesse reside sobretudo no enquadramento destas questões perante o mundo digital, o qual pode e deve ser discutido e analisado. Sejamos claros, há aqui poucas novidades, e não antecipo um impacto relevante desta legislação para as empresas e para os cidadãos. Aliás, é revelador que porventura o tema mais relevante – os direitos dos trabalhadores na era digital – tenha ficado de fora”. Já em relação ao caderno de encargos “teremos de esperar para ver. É anunciada uma tarifa social de acesso à Internet, o seu impacto dependerá da configuração da oferta e do preço. Os operadores e a ANACOM já estão a discutir este tema”.

Em relação a temas como a utilização de inteligência artificial, direito ao esquecimento e controlo sobre conteúdos nas redes sociais após a morte, “a lei não acrescenta nada de verdadeiramente novo. Noutros, como a utilização de QR codes e geolocalização, foram criadas regras inadequadas, e de difícil conjugação com o RGPD”.

“Com a publicação da Carta, Portugal participa num processo de transformação digital e de promoção de um ambiente digital que fomente e defenda os direitos humanos”, acrescenta.

É importante recordar que o documento que está no centro do artigo polémico é um plano de ação europeu e não uma diretiva ou documento legislativo, o que não exige uma transposição direta para o ordenamento jurídico dos Estados-membros.

O artigo no centro da discórdia

Segundo o artigo, o Estado “assegura o cumprimento em Portugal do Plano Europeu de Ação contra a Desinformação” para “proteger a sociedade contra pessoas singulares ou coletivas” condenando aqueles que “produzam, reproduzam e difundam narrativas”.

Na esfera pública, muitas têm sido as críticas feitas ao documento, acusando-o de ser uma forma de censura. No artigo 6º da Carta Portuguesa de Direitos Humanos na Era Digital pode ler-se “Todos têm o direito de apresentar e ver apreciadas pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social queixas contra as entidades que pratiquem os atos previstos no presente artigo”, mas o que criou uma grande polêmica foi o facto do Estado “apoiar a criação de estruturas de verificação de factos por órgãos de comunicação social devidamente registados e incentiva a atribuição de selos de qualidade por entidades fidedignas dotadas do estatuto de utilidade pública”.

Apesar de ainda não serem conhecidos mais detalhes e de se ter abstido na votação parlamentar, a Iniciativa Liberal já comunicou que irá apresentar uma proposta para alterar o artigo 6.º da carta, que ainda terá de ser sujeita a regulamentação por parte da Assembleia da República.

Também para António Filipe, deputado do PCP, “questões relativas à interpretação da Carta Portuguesa dos Direitos Humanos na Era Digital ou sobre as razões que a motivam devem ser colocadas a quem a aprovou. Não foi o caso do PCP”, uma vez que o partido “não votou favoravelmente esta lei, tendo optado pela abstenção, por discordar da adoção por Portugal de um “Plano Europeu de Ação contra a Desinformação” que introduz um controlo público europeu sobre o que se considera desinformação, tornando a narrativa das instituições europeias como critério da verdade”.

“O PCP também se demarcou do apoio estadual à criação de estruturas de verificação de factos por órgãos de comunicação social, por entender que não cabe ao Estado promover esse tipo de apoios.”

Segundo Daniel Reis, a lei vem tentar definir o que se deve entender por fake news, e determina que qualquer pessoa pode apresentar queixas à ERC, o regulador do setor da comunicação social. “Esta alteração é significativa, pois a ERC deixará de apenas regular os órgãos de comunicação social, para poder regular qualquer meio onde surjam fake news. Este mecanismo não é isento de críticas – a própria ERC veio contestar esta regra num parecer apresentado no Parlamento – e pode gerar alguns problemas de competência. Um ponto que a mim me preocupa é a capacidade da ERC de analisar e decidir as queixas em tempo útil. Um dos aspetos mais perniciosos da desinformação, o termo utilizado pela lei para designar as fake news, é a velocidade da sua propagação. Qualquer sistema de combate à desinformação tem de ser rápido para ser eficaz”.

A aprovação superior à necessária

A Assembleia da República aprovou, por uma maioria superior à necessária, a revisão constitucional desta lei, que é uma lei vinculativa, em defesa de liberdades e para resolver problemas reais. A nova legislação foi aprovada em votação final global com os votos do PS, entre outros partidos.

“Foi uma operação legislativa encabeçada pelo PS de acordo com o nosso programa. Com grande êxito, já que conseguimos obter uma maioria de aprovação superior à necessária para aprovar uma revisão constitucional e a promulgação do PR. A Carta é pioneira à escala europeia e não só”, explica o deputado José Magalhães que apresentou, no Parlamento, o projeto de lei do PS sobre a Carta de Direitos Fundamentais na Era Digital.

Na sua perspetiva, “a Carta não é um poema sobre o mundo digital. É uma lei que consagra direitos e fixa obrigações do Estado para assegurar que se passe do Diário da República à prática. Tal como a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, filha da revolução francesa, visa a Liberdade, igualdade e fraternidade no século da revolução digital”.

“A lei pode resumir-se numa frase: Sem direitos fundamentais, a transição digital converteria milhões de homens, mulheres e crianças em zombies digitais, vampirizáveis nos seus dados, manipuláveis para efeitos comerciais e políticos, privados de autonomia e dignidade. O advento fulminante do ciberespaço rasgou novos horizontes à humanidade e tornou central a batalha pela sua democratização”, acrescenta.

“Estamos na era das plataformas digitais. A chave da economia das plataformas é simples: criar e disponibilizar serviços que atraem utilizadores, registar tudo o que fazem, com quem se relacionam e o que sobre eles dizem outras fontes de informação. Seguidamente, algoritmos mastigam os dados e aprendem em profundidade. Os mesmos computadores que ganham a humanos jogos de xadrez, aprendem a distinguir se aqueles pequenos pontos que o seu olho computacional “vê” numa mamografia antecipam um cancro daí a dois anos ou se, pelo contrário, não devem ser motivo de preocupação. O legislador não pode assistir passivamente a estas mudanças”, conclui.

Tags

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.