Capgemini e IDEMIA fazem parceria para lançar plataforma segura para objetos conectados

Esta plataforma, destinada a reforçar a segurança das conexões de uma vasta gama de dispositivos e de fontes de dados, permitirá responder às necessidades crescentes em matéria de conectividade e segurança dos objetos inteligentes

Capgemini e IDEMIA fazem parceria para lançar plataforma segura para objetos conectados

A Capgemini e a IDEMIA fizeram um acordo de parceria tendo em vista o lançamento de uma plataforma segura de gestão de objetos conectados.

Não obstante os custos crescentes ligados à cibercriminalidade, que entre 2015 e 2019 quadruplicaram, o IoT irá criar uma grande oportunidade para vários setores de atividade. Para permitir implementações fiáveis de IoT em larga escala é imprescindível aumentar os níveis de conectividade e segurança quer para as empresas, quer para os clientes destas.

Apoiada na especialização da Capgemini e da IDEMIA, esta plataforma comum de IoT visa garantir os níveis de segurança e conectividade necessários aos objetos inteligentes, simplificando a sua instalação, a sua configuração e a sua integração com os sistemas de back-end já existentes.

Por exemplo, no caso de uma aplicação de e-health, a troca de informações críticas oferecerá aos médicos uma grande flexibilidade no tratamento dos seus pacientes. Os médicos terão a possibilidade de tomar melhores decisões com a ajuda de dispositivos autenticados e de dados encriptados, de acessos seguros (para a modificar os parâmetros) e de fluxos de dados seguros. Da mesma forma, no seio de uma fábrica ou de uma infraestrutura, esta plataforma permitirá às máquinas e aos objetos ligarem-se de forma a preverem e evitarem flutuações.

“A conectividade aliada à segurança é o principal alicerce das ferramentas analíticas e das tecnologias de Inteligência Artificial. A nossa colaboração com a IDEMIA dará origem a uma plataforma única, agnóstica, configurável e altamente segura que ligará os objetos à cloud”, refere Jean-Pierre Petit, Director of Digital Manufacturing do Grupo Capgemini.

A plataforma comum irá assentar por um lado sobre a plataforma X-IoT de Capgemini, que permite a ligação e a gestão segura de todo o tipo de gateways e protocolos à cloud, e por outro lado na solução M-TRUST da IDEMIA, que garante a segurança dos dados recolhidos, dos comandos e das configurações enviadas aos objetos conectados. Esta plataforma pode ser utilizada por todo o tipo de dispositivos, quer sejam dispositivos médicos conectados, válvulas inteligentes para abastecer de água uma cidade, máquinas ou equipamentos industriais. 

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.