A inteligência artificial e análise de dados em 2023

O SAS destacou as tecnologias emergentes, os mercados de modelos de IA, a procura por cientistas de dados especializados e a importância da IA ética como as principais tendências em 2023

A inteligência artificial e análise de dados em 2023

O SAS analisou as principais tendências que as organizações enfrentam em 2023, analisou as principais tendências que as organizações enfrentarão em 2023, no que diz respeito à Inteligência Artificial (IA) e à análise de dados.

Tecnologias emergentes: o futuro da inovação

Diferentes tecnologias emergentes, como o blockchain, o eSports e a simulação, estão a transformar as indústrias tradicionais, já que são capazes de oferecer inovação virada para o futuro, convergindo para a próxima iteração da web, explica o SAS. Para além disso, estas tecnologias estão a causar uma enorme explosão no ritmo, complexidade e volume de dados, criando uma necessidade ainda mais urgente de análise, machine learning e IA. Olhando para o futuro, podem oferecer oportunidades para reimaginar a forma como se resolvem problemas complexos e, até mesmo, dimensionar a observação humana e a tomada de decisões.

Mercados de modelos de IA

À medida que as organizações adotam modelos de IA, a confiança nesta tecnologia será uma prioridade até 2023. Os mercados de modelos de IA serão uma das inovações que vão permitir às empresas consumir e integrar facilmente a IA nos seus negócios, sem ter que criar e gerir o seu ciclo de vida. Um dos maiores impactos que a IA pode ter na próxima década para superar a sobrecarga de informações é a automação dos processos de gestão de dados, de forma que os clientes possam dedicar 80% do seu tempo a fazer somente análises e a implementar mais modelos para produção”, reflete Bryan Harris, vice-presidente e CTO do SAS. 

Uma analítica democratizada para atrair mais profissionais especializados em cada setor

Nos últimos anos, a ciência de dados foi orientada para a formação de perfis especializados em escrever linhas de código de forma genérica e desenvolver algoritmos básicos em código aberto, dizem os especialistas. No entanto, perante problemas de negócios, os profissionais carecem de conhecimentos em setores específicos. Em 2023, os cientistas de dados com formação mais especializada nos vários setores em que atuam serão os mais bem-sucedidos na satisfação das expectativas das empresas.

Além disso, com o crescimento da procura por cientistas de dados, as organizações enfrentam o novo desafio de encontrar os melhores candidatos, dificultando a colocação de modelos em produção e a operacionalização da IA. Assim, as organizações vão consolidar a IA e a analítica em torno de ferramentas modernas, abertas e multilíngues que, por sua vez, vão aumentar a produtividade da ciência de dados, capacitando os utilizadores finais para realizar as principais tarefas analíticas. Ao democratizar a analítica, mais profissionais poderão ingressar na área.

A importância da IA ética

Em 2023, a indústria vai começar a observar de forma positiva a IA e a ver como se pode moldar um mundo mais igualitário e como é essencial para a tomada de decisões. Portanto, desenvolver uma IA que preveja e mitigue preconceitos é o primeiro passo para garantir a confiança necessária para seguir em frente.

Em 2022, a indústria tecnológica começou a questionar, mais do que nunca, a importância de uma IA ética. Agora, as organizações vão começar a definir padrões e diretrizes de IA antes dos regulamentos, estabelecendo os seus próprios limites de risco e princípios específicos, e isto só funcionará se a indústria continuar a desmistificar a IA com exemplos claros e definições uniformizadas, que reduzam o medo que continua a girar à volta desta tecnologia, diz o SAS.

Estas são, assim, as tendências tecnológicas para este ano, segundo o SAS, não esquecendo, claro, o papel e indiscutível importância do processo de migração para a cloud. Tal como tenho vindo a frisar, pode traduzir-se numa clara redução de custos da parte operativa, oferecendo, ao mesmo tempo, segurança, flexibilidade e facilidade na otimização de processos”, conclui Guilherme Dias, Sales Director do SAS.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

IT INSIGHT Nº 48 Março 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.