Mercados de big data e analytics software vão ser moldados pela IA generativa e por ESG

A guerra na Ucrânia e a elevada inflação na Europa são os principais fatores para esta transformação nos próximos anos

Mercados de big data e analytics software vão ser moldados pela IA generativa e por ESG

As temáticas emergentes que envolvem a inteligência artificial generativa e Environmental, Social & Governance (ESG) deverão ser responsáveis por transformar os dados e a analítica nos próximos anos.

De acordo com o Semiannual Big Data and Analytics Software Tracker, publicado pela IDC, o atual contexto económico deverá limitar o crescimento do mercado europeu de big data e de analytics software.

Entre os principais fatores para esta realidade está a invasão russa da Ucrânia e a elevada inflação na Europa, apesar de o mercado na Europa Ocidental ter registado um crescimento anual de 18,7% no segundo semestre de 2022. A Europa Central e de Leste sofreu um abrandamento, crescendo apenas 0,5% ano a ano.

O Big Data and Analytics Software Forecast da IDC prevê uma melhoria nas perspetivas europeias, com um crescimento de 14% em 2023 e uma taxa composta de crescimento anual no período de 2023-2027 de 20,8% para a Europa Ocidental e 19% para a Europa Central e de Leste.

“Um dos principais impulsionadores do crescimento será o surgimento da IA generativa. Todos os grandes players deste mercado já anunciaram a introdução de várias soluções de IA generativa no seu portfólio de big data e analytics — incluindo AWS Sagemaker, Salesforce Einstein, Azure Open AI Service e Oracle Data Safe”, revelou Veronika Paal, analista sénior da IDC European Software Data & Analytics.

A par da IA generativa, os fabricantes estão a voltar-se para a área ESG para melhorar os seus processos de análise de dados.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.