Inteligência artificial pode ajudar a superar a ansiedade dos dados

Estudo indica que a geração Z tem 36% mais probabilidades do que os baby boomers de ter dificuldade em compreender os seus dados pessoais

Inteligência artificial pode ajudar a superar a ansiedade dos dados

Mais de metade dos entrevistados da Geração Z, num inquérito recente conduzido pela Salesforce a mil norte-americanos, afirmou que olhar para os seus dados pessoais, como informações financeiras e de saúde, os deixa ansiosos.

Na verdade, a Geração Z tem 36% mais probabilidade do que os baby boomers de ter dificuldade em compreender os seus dados pessoais. No entanto, apesar de sentirem maior angústia em relação aos dados, os elementos da Geração Z são também os mais dispostos a utilizar a IA para compreenderem melhor os seus dados, tomando decisões mais informadas que tenham impacto no seu bem-estar e nas suas perspetivas financeiras.

De acordo com um estudo da EY sobre a Geração Z, este grupo populacional é o que mais sente ansiedade e stress substanciais em relação à estabilidade financeira, empregos e outras decisões importantes da vida. Sendo a primeira geração digitalmente nativa, a Geração Z cresceu com uma elevada quantidade de dados pessoais para gerir. Espera-se que a quantidade de dados criados, capturados e consumidos em todo o mundo cresça mais de 180 zettabytes até 2025 – o equivalente a 6,8 mil milhões de anos de streaming contínuo da Netflix. Com a crescente complexidade e volume de informação, este inquérito revela que as gerações mais jovens têm dificuldade em compreender e agir com base em dados no seu quotidiano.

Cultivar uma mentalidade baseada em dados entre as gerações mais jovens é muito importante – e a IA pode fornecer ferramentas e insights incríveis para ajudar a navegar no atual esmagador cenário de dados. Com insights confiáveis capacitados por IA, as pessoas podem preencher a lacuna entre a sobrecarga de dados e a ação de dados”, refere, em comunicado, Ryan Aytay, presidente e CEO da Tableau.

O estudo refere, ainda, que a Geração Z tem 36% mais probabilidade do que os baby boomers de ter dificuldade em compreender os seus dados pessoais e que 52% dos norte-americanos preferia ler um livro de histórias do que analisar os seus dados pessoais. 78% dos inquiridos indica que a visualização é o formato de dados mais acionável e 72% mostra-se preocupado que as ferramentas de IA usem dados pessoais sem o seu consentimento.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.