“A evolução dos pagamentos digitais apresenta oportunidades e inovações intermináveis”

Andrea Fiorentino é Head of Products and Solutions da Visa na Europa do Sul e tem liderado o processo de transformação digital que se baseia na utilização de tecnologias de ponta para permitir que empresas, comerciantes e consumidores tenham uma melhor experiência de pagamento

“A evolução dos pagamentos digitais apresenta oportunidades e inovações intermináveis”

A Visa tem como principal missão ligar o mundo através de uma rede de pagamentos que fornece pagamentos seguros e fiáveis em todo o mundo. Como empresa, está totalmente focada na inovação, pois acredita que este é um fator catalisador para o rápido crescimento do comércio digital.

Durante a última década, em particular, o objetivo da Visa tem sido auxiliar os clientes (bancos) para que construam excelentes experiências de pagamento e o papel desempenhado pelos telemóveis tem sido crucial para acelerar a chegada destas experiências ao consumidor.

Andrea Fiorentino é Head of Products and Solutions para a Visa na Europa do Sul e já desempenhou diversas funções durante os 18 anos em que está na Visa, sempre em torno da inovação nos cartões (o plástico) e depois em tokens (as credenciais).

Estratégia de transformação digital

Desde a ascensão das tecnologias inteligentes que a forma como os consumidores navegam, compram e pagam se tem tornado cada vez mais digital. Hoje, pagar digitalmente deixou de ser apenas uma conveniência para passar a ser uma necessidade para as pessoas e para os comerciantes.

A Visa tem trabalhado com os seus parceiros do setor para apoiar a aceitação de pagamentos digitais. Como catalisador para a inovação do setor dos pagamentos, a Visa tem vindo a criar inúmeras inovações para ajudar a impulsionar a transformação digital de forma contínua.

Assim, a estratégia de transformação digital da Visa baseia-se em tecnologias de ponta que têm vindo a desenvolver ao longo dos anos para permitir que empresas, comerciantes e consumidores tenham a melhor experiência de pagamento possível.

Um desses casos é o Visa Token Service, um processo em que o número de conta primária de um consumidor é substituído por um token digital que mascara os dados sensíveis do titular do cartão.

Para os consumidores, isto permite uma experiência de pagamento mais segura e conveniente, enquanto para os comerciantes reduz o número de pagamentos rejeitados, uma vez que a transação não pode ser processada com credenciais de pagamento caducadas. Há ainda um grande foco em machine learning e inteligência artificial, tecnologias que a Visa acredita que vão ajudar a moldar o futuro da indústria.

“Temos estado na vanguarda dos últimos avanços e temos vindo a explorar tecnologias próprias capazes de maximizar o uso destas tecnologias. Um bom exemplo é o nosso sistema de deteção de fraudes que utiliza algoritmos para produzir um dos métodos mais poderosos na deteção e prevenção de fraudes. Estas capacidades estão agora na base de vários outros serviços de gestão de risco para emissores e comerciantes”, explica Andrea Fiorentino.

O segredo para o sucesso

Ao longo dos últimos anos, a Visa evoluiu tanto ao nível da plataforma, como a forma como trabalham com parceiros e clientes para ajudar a incentivar o alargamento do ecossistema de comércio. O que não mudou foi o foco, que tem permanecido o mesmo desde a sua criação: fornecer aos seus clientes e parceiros acesso à rede, produtos, ferramentas e conhecimentos especializados, para permitir o seu crescimento e sucesso.

Acima de tudo, a Visa tem trabalhado em estreita colaboração com diversos players do setor para poder impulsionar a inovação. Foi por isso que transformaram a rede de tecnologia proprietária – a VisaNet – numa plataforma de comércio aberto ao mundo.

A Visa Developer Platform fornece acesso simplificado a muitos dos produtos e serviços mais procurados da Visa através de uma rede de Visa API, permitindo que qualquer pessoa transforme grandes ideias em novas experiências digitais.

“Acreditamos que o nosso sucesso se deve à fiabilidade e segurança da nossa rede. Com os pagamentos digitais a tornarem-se o método preferido dos consumidores, a Visa continua a garantir que todas as transações são processadas utilizando os mais sofisticados padrões de segurança. Temos perfeita noção da nossa responsabilidade e não só inovamos muitas das tecnologias – algumas tornaram-se inclusive padrões para a indústria – mas também trabalhamos em estreita colaboração com os nossos clientes e stakeholders para garantir que a segurança está no centro de tudo o que fazemos”, especifica.

Objetivos e projetos futuros

“A evolução dos pagamentos digitais apresenta oportunidades e inovações intermináveis. Só podemos imaginar as inovações que o futuro trará, mas a certeza que temos é que faremos parte dessa mudança”, garante.

Recentemente, a Visa procedeu à primeira utilização do Visa Cloud Connect, uma nova forma das fintech e os parceiros se conectarem de forma segura à VisaNet através da cloud.

“Estamos também a olhar para as novas formas de pagamento, como as criptomoedas, que têm sido um dos temas quentes dos últimos anos e estamos a observar de perto os seus desenvolvimentos”, afirma Andrea Fiorentino.

Em março, a Visa anunciou que foi a primeira a fazer a ponte entre os mundos das moedas digitais e tradicionais: a utilização da USD Coin (USDC), uma stablecoin indexada ao dólar norte-americano, para estabelecer uma transação com a Visa através do blockchain público Ethereum.

A Visa está a testar esta capacidade com a Crypto.com — o mais recente parceiro da Visa e uma das maiores plataformas de criptomoedas do mundo — e tenciona permitir a capacidade de liquidação do USDC a mais parceiros ainda este ano.

O apoio às moedas digitais como um novo tipo de moeda de liquidação marca um importante passo em frente para a estratégia de “rede de redes” da Visa, que está projetada para acrescentar valor a qualquer transação, seja na rede de pagamentos Visa ou não.

Tags

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 32 Julho 2021

IT INSIGHT Nº 32 Julho 2021

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.