Samsung e Multicert aliam-se na certificação digital

A Samsung e a Multicert desenvolveram um projeto que habilita os utilizadores de smartphones Samsung a assinar documentos e a efetuar contratos com valor legal

Samsung e Multicert aliam-se na certificação digital

Os utilizadores de smartphones Samsung vão poder assinar digitalmente documentos e efetuar contratos com valor legal com o mSign da Multicert, uma solução que combina segurança e mobilidade. O projeto piloto foi desenvolvido em Portugal pela Multicert e pela Samsung e foi apresentado na inauguração oficial do Samsung Innovation Center, na sede da Samsung, em Oeiras.

Com a assinatura digital do mSign, os contratos podem agora ser assinados à distância, com segurança e também com mobilidade, dispensando a presença de quem assina, de papel, da utilização de um computador, de uma pen USB ou de um leitor de cartões, mantendo a validade legal.

Com esta solução, deixa de ser necessária a presença física do assinante para validar os documentos, o que não responde às exigências de mobilidade dos consumidores e utilizadores atuais.

O projeto conjunto da Samsung e da Multicert conjuga várias camadas de segurança que respondem aos standards mais exigentes do mercado. É um sistema com valor legal que integra desde já o uso de um Certificado Digital Avançado, emitido pela Multicert, com a utilização da tecnologia biométrica de reconhecimento da impressão digital ou da íris, para autenticação, incluída nos mecanismos avançados de segurança do sistema Knox em smartphones Samsung. No contexto de uma empresa, o mSign pode já ser utilizado em processos internos de aprovação que requeiram assinatura digital avançada.

Jorge Alcobia, CEO da Multicert.

 

“Esta solução não vive sem um certificado digital com reconhecimento legal. A escolha da Multicert prendeu-se com a confiança e segurança que os portugueses depositam na empresa, tanto que esteve no projeto do cartão de cidadão”, afirmou Pedro Paiva, sales manager enterprise business na Samsung Electronics. Esta sinergia permite a utilização, com valor legal, de uma assinatura digital 100 por cento desmaterializada, simples, confortável e segura.

Para já, a solução está disponível para os utilizadores de smartphones Samsung Galaxy S8, S8+ e Galaxy Note 8. O objetivo a médio prazo é alargá-la a mais dispositivos da Samsung que reúnam as condições exigidas do ponto de vista da segurança.

Jorge Alcobia, CEO da Multicert, realçou que os projetos em que a Multicert alia inovação à confiança “definem e reforçam” o que a empresa quer ser. “Para nós transformação digital é isto: agarrar na complexidade tecnológica que está por detrás de uma solução com os mais elevados padrões de segurança e transformá-la numa solução muito simples e fácil de utilizar por todos nós. E é com orgulho que nos associamos à Samsung para lançar um projeto destes, inovador a nível global”.

Tags
Notícias relacionadas

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 11 Dezembro 2017

IT INSIGHT Nº 11 Dezembro 2017

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!