Meta apresenta novo chip de IA para reduzir dependência da Nvidia

A Meta Platforms anuncia a nova geração de chips de inteligência artificial para data centers para reduzir custos de energia e mitigar a sua dependência da Nvidia

Meta apresenta novo chip de IA para reduzir dependência da Nvidia

A Meta Platforms revelou detalhes sobre a próxima geração de chips de inteligência artificial (IA) da empresa. No início do ano, a Reuters tinha informado que a Meta planeava lançar uma nova versão de um chip personalizado de data center para dar resposta à crescentes exigências de computação para executar produtos de IA no Facebook, Instagram e WhatsApp.

O chip, referido internamente como “Artemis”, é um passo da Meta para a redução da sua dependência dos chips de IA da Nvidia, bem como dos seus custos de energia em geral.

“A arquitetura deste chip está fundamentalmente focada em fornecer o equilíbrio certo entre computação, largura de banda de memória e capacidade de memória para servir modelos de classificação e recomendação”, comunica a Meta num blog.

O novo chip Meta Training and Inference Accelerator (MTIA) enquadra-se nos esforços da empresa em analisar outros sistemas de hardware. A Meta já investiu fortemente não só na construção de chips e em hardcore, como também no desenvolvimento do software necessário para usufruir do poder da sua infraestrutura mais eficientemente.

Além disto, a empresa está a investir milhares de milhões na compra de chips de IA, sendo que, este ano, o CEO Mark Zuckerberg afirmou que a Meta planeia adquirir cerca de 350 mil chips H100 da Nvidia. Combinando com outros fornecedores, a empresa pretende acumular o equivalente a 600 mil chips H100 em 2024, revelou.

O novo chip será produzido pela Taiwan Semiconductor Manufacturing Co no seu processo “5nm”, que a Meta refere ser capaz de ter três vezes o desempenho do seu processador de primeira geração.

O semicondutor foi concebido para data center, procurando servir aplicações de IA. A Meta tem diversos programas em andamento “que visam expandir o âmbito do MTIA”, diz, incluindo suporte a cargas de trabalho (IA generativa).

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.