EUA e UE renovam acordo de semicondutores com foco nos chips legacy chineses

Os Estados Unidos e a União Europeia prolongam acordo de semicondutores por três anos, com especial enfoque nos chips “legacy” da China

EUA e UE renovam acordo de semicondutores com foco nos chips legacy chineses

Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) comprometeram-se a prolongar por três anos a sua cooperação na identificação de perturbações no setor de semicondutores, especialmente no que diz respeito aos principais chips “legacy” da China.

Na sexta-feira passada, as duas potências concluíram uma sessão de dois dias do Conselho de Comércio e Tecnologia com uma declaração conjunta de 12 páginas sobre os resultados da reunião.

Segundo o documento, a parceria renovada assenta na partilha de informações de mercado sobre políticas e práticas “não mercantis” que consideram que prevalecem na China. Além disto, os Estados Unidos e a União Europeia acordaram que consultariam sobre ações planeadas com vista a resolver as disrupções na cadeia de abastecimento global.

Margrethe Vestager, vice-presidente da Comissão Europeia e supervisionaria da política da UE em matéria de tecnologia, afirmou que os Estados Unidos e a União estão a dar “os próximos passos” em relação aos semicondutores legacy.

Já Gina Raimondo, secretária de Comércio dos EUA, disse que a China está atualmente a produzir cerca de 60% dos chips legacy, que podem ser encontrados em carros, eletrodomésticos e dispositivos médicos, e que continuará a fazê-lo nos próximos anos. “Sabemos que há um subsídio maciço a esta indústria em nome do governo chinês, o que poderia levar a uma enorme distorção do mercado. E é por isso que estamos focados nisto”, acrescenta.

Raimondo adiantou também que o Departamento do Comércio já lançou um inquérito para a avaliação da perturbação do mercado de semicondutores e que a União Europeia encetará uma iniciativa semelhante em breve, estando ambos os parceiros dispostos a partilhar os seus resultados respetivos.

A União Europeia e os Estados Unidos acordaram também que vão unir forças na investigação para encontrar alternativas às substâncias per e polifluoroalquílicas (PFAS) em chips, visto que estes produtos químicos não se decompõem facilmente, existindo estudos que demonstram que poderão prejudicar a saúde humana.

Tags

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

IT INSIGHT Nº 49 Maio 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.